sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dica de Leitura 106 - A história de Edgar Sawtelle

Pessoal,

Essa é a história da família Sawtelle, criadora renomada de cães nos Estados Unidos. Edgar, mudo e terceira geração dos Sawtelle, tem que enfrentar um drama, quando seu pai morre e ele suspeita de... seu tio. A partir daí, mil peripécias e aventuras acontecerão com o menino, que terá como únicos aliados os fiéis cães Sawtelles (não precisa dizer porque gostei do livro).

Mas prepare-se: é o livro mais triste que li nos últimos anos. Tristíssimo mesmo. Quer saber mais? Só lendo.

Dica de Leitura 105 - Feijoada no Paraíso

Pessoal,

Para quem ouviu falar ou gostou do filme Besouro, recomendo a leitura desse livro, que inspirou o filme e conta a história de Manoel Henrique, vulgo Besouro, maior capoeirista de todos os tempos, antes, durante e após sua morte, tudo isso narrado..em primeira pessoa (homenagem ao velho Machado, talvez?).

Personagem místico e legendário que viveu no início do século passado na Bahia, interessa conhecer sua vida para compreender uma pitadinha a mais de nossas raízes e origens.

Boa leitura!

Dica de Leitura 104 - Milagre nos Andes

Pessoal,

Muitos conhecem a história ou viram o filme, mas esse relato em primeira pessoa de um dos sobreviventes do acidente aéreo que lançou um time uruguaio de rúgby no meio da cordilheira dos Andes ainda assim é de arrepiar.

Nando Parrado nos relata a morte dos companheiros, inclusive sua mãe e irmã, a fome que eles sentiram lá e que os fez comer os cadáveres e a incrível e infatigável vontade de viver, que os fez, após 72 dias, encontrar auxílio que os fez retornar a civilização.

Relata o que são seres humanos no limite...e talvez nessas situações é que saibamos quem somos e quem é a espécie humana mais do que em qualquer outro momento.

Boa .... leitura

Dica de Leitura 103 - Superfreakonomics

Para quem vibrou com o livro Freakonomics, que nos conta uma interpretação diferente de fatos vividos em nosso cotidiano a partir de uma análise microeconômica, vai adorar esse novo livro dos mesmos autores, S. Levitt e S. Dubner.

Os problemas mais uma vez são sobre o cotidiano a partir da visão microeconômica. Em especial, depois de lê-lo, já vetei a TV para meu filho de 5 meses, até pelo menos os 4 anos. Quer saber porque isso (e muito mais)? Leia o livro!

Dica de Leitura 102 - Cabeza de Vaca

Pessoal,

Esse livro, escrito por Paulo Markun, narra a inacreditável história de um "soldado, alcoviteiro, conquistador, náufrago, escravo, comerciante, curandeiro, governador, prisioneiro e escritor".

Estamos falando de Dom Álvar Nunes Cabeza de Vaca, legendário espanhol que não obteve a fama e a fortuna de outros como Pizarro e Cortez, mas não por isso deixou de viver uma vida trepidante em diversos continentes, em especial na exploração das Américas do Norte e do Sul.

Tive meu primeiro contato com Cabeza de Vaca na maravilhosa fazenda Capão Grande, em Ponta Grossa no Paraná, um dos inúmeros locais visitador por essa lenda. E desde então buscava um livro para conhecer a vida dele. Agora, aí está.

Boa leitura!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dica de Leitura 101 - A vida secreta do Senhor de Musashi

Pessoal,

Esse livro escrito por Junichiro Tanizaki, um dos maiores nomes da literatura moderna japonesa, retrata o lado oculto e perverso que existe por trás de (todo?) grande herói. Nesse caso, o senhor de Musashi, que entre tantas conquistas espetaculares, realizava horrorosas perversões sexuais e as utilizava como combustível para seu avanço militar, econômico e social. Para fazer pensar.

Há ainda uma outra história no livro, Kuzu, onde um jovem escritor em busca da história de um imperador antigo para transformar em livro, acaba revelando outras situações, percepções e motivações da região em que o imperador viveu, da gente daquela região e também do seu amigo e companheiro de viagem. Essa conjunção de detalhes e pequenas complexidades transfigura o projeto, mas não o torna menos interessante e o resultado menos gratificante.

Ambas as estórias são para nos fazer pensar!

sábado, 7 de novembro de 2009

Dica de Leitura 100 - Matar para não morrer - a morte de Euclides da Cunha e a noite sem fim de Dilermando de Assis

Pessoal,

Para quem conhece minha verve canudista, nada melhor do que um livro sobre Euclides para ser a dica de leitura número 100. Neste, é contada a tragédia que se abateu sobre a vida de Euclides, cuja esposa Ana o traiu com o jovem Dilermando, teve dois filhos com ele ainda casada com Euclides, que ao tentar vingar sua honra foi assassinado...e essa foi a primeira de inúmeras tragédias pelas quais passaram os Cunha e os Assis...

Um livro gostoso de ler, infelizmente a autora erra feio a análise histórica ao retratar Dilermando como um ser passivo vítima do destino. Fraca essa pegada de Del Priore. Mas com uma história tão espetacular até isso passa.

Fantástico foi conversar com minha avó, Lais de Barros Monteiro Samarão Guimarães, nonagenária que conhecer Dilermando, já general e o definiu, com olhos de quem viu: "sério, calado, introspectivo, garboso com seu bigodão bem aparado".

Valeu Vó!!!