quinta-feira, 26 de julho de 2012

Trabalho Trade Marketing - SEMEAD 2008

Para quem se interessa por Trade Marketing, segue link para o trabalho apresentado no SEMEAD (USP) 2008 em conjunto com os professores Claude Machline (EAESP/FGV) e Neusa Santos (PUC-SP). Boa leitura!

Trade Marketing no Semead

Menção Honrosa ABPmarketing 2012

Menção honrosa da ABPmarketing 2012. Um reconhecimento muito legal por 22 anos de militância em marketing, vendas e trade marketing!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Artigo 24 - Preparação para Competições Grand Masters – Organize-se!


Publicado - www.judo-grandmasters.com.br
Autor - Rodrigo Guimarães Motta - Faixa Preta 5 DAN e diretor de marketing da Associação de Grand Masters e Kodanshas de Judô do Brasil
Data - 2012

Como foi escrito no primeiro artigo publicado por este autor no site da GMJB, para que a associação atinja seu objetivo de tornar o grand másters do Brasil o número 1 do mundo, é necessário que cada atleta individualmente faça a preparação adequada para poder ter uma performance excelente e assim obter a sua medalha. A soma das medalhas individuais irá permitir que o Brasil passe do atual quarto lugar entre os grand másters do mundo para a sonhada primeira colocação. E não se engane quem pensa que uma eventual primeira colocação no Brasil é sinônimo de meta atingida, pois esse evento contará certamente com um número alto de atletas brasileiros e poucos dos campeões europeus e asiáticos virão até aqui em função dos altos custos envolvidos. Se ganhar esse ano, o Brasil ainda terá que vencer no ano seguinte para demonstrar o sucesso do trabalho desenvolvido por todos os praticantes e pela GMJB.

Para que cada um possa obter sua performance máxima, foram elencados três pontos fundamentais: organização, preparação e concentração. Nesse artigo o destaque será para organização. Quem acompanha o judô grand másters observou que organização nunca foi o forte da categoria e esse ano uma série de “cabeçadas” deixaram a coisa ainda pior. Pode-se destacar as sucessivas mudanças de data do campeonato mundial, as mudanças de data do campeonato brasileiro (que foi finalmente agendado para o mesmo final de semana do sulamericano), o fato do sulamericano ocorrer após o mundial em função do anteriormente exposto…enfim o planejamento fraco dos dirigentes tornou ainda mais difícil que cada atleta tenha a preparação ideal para o Mundial. Frente a esse cenário, recomendo que os atletas que enfrentarão essa batalha tomem os seguintes cuidados para poderem ter a melhor performance possível:

1. Calendário: Revejam o calendário mais atualizado disponível e programem a participação no maior número de competições possível, de forma a pegar o ritmo e a adrenalina necessária para ter uma boa atuação em uma competição de alto nível. Com todas as revisões do calendário, chequem as datas mais atualizadas e programem dias de férias que serão necessários para que sua presença esteja garantida. Recomendo que façam as reservas de passagens aéreas e hotéis com a maior antecedência que puderem, assim os custos ficarão muito menores;

2. Regulamento: Principalmente para àqueles que ainda não competiram em 2012, vale a pena consultar as regras mais atualizadas do judô, para que ninguém seja pego desprevenido. Desde as dimensões do judogi, o local de colocação dos patches, até quais técnicas podem ser aplicadas e quais foram proibidas. Em anos recentes as regras do judô sofreram uma verdadeira revolução e não vale a pena desperdiçar toda uma preparação pelo desconhecimento das mudanças que ocorreram;

3. Competidores: Ao analisar os resultados das competições oficiais de grand másters que ocorreram em anos recentes, fica claro que cada categoria possui o seu top 10, que são aqueles atletas que estão sempre competindo e conquistando medalhas em cada categoria. Consulte os resultados, selecione quem serão os seus principais oponentes e utilize o youtube para conhece-los. Há tempo e recursos suficientes para preparar um plano de batalha adequado a cada um dos atletas que você vai enfrentar.

4. Inscrições: Não deixe nada, mas nada para última hora. Faça as inscrições tão logo isso seja possível. Muitas vezes o pagamento e o envio de dados deve ser feito pela internet e já observei em muitas competições passadas atletas que acharam que estava tudo OK e foram surpreendidos pois não souberam realizar os trâmites burocráticos no tempo e da forma mais adequada. Uma vez realizada a inscrição, acompanhe as confirmações on line também.

Muito mais pode ser dito sobre como se organizar para o Mundial e para as demais competições grand másters que ainda vão ocorrer em 2012 (e nos anos que virão), mas espero que essas quatro dicas sejam úteis para aqueles que planejam competir no brasileiro, panamericano, sulamericano e mundial que irão ocorrer no segundo semestre. Vale ressaltar que todos esses pontos de atenção valem também para aqueles que competem no kata – infelizmente esses problemas acontecem também nas competições de kata e são até agravados coma decisão tomada esse ano de que as competições de kata não ocorram nas mesmas datas que as competições de grand másters. Não só porque sempre ocorreram juntas, mas também porque não houve uma explicação nem um destaque para essa alteração e porque muitos atletas que competem no grand másters também competem no kata. Mas, se maior é a adversidade, maior ainda deve ser a organização.

Vamos trabalhar duro para atingir as metas da comunidade grand másters. Isso irá com certeza gerar a satisfação individual e coletiva do dever cumprido e também fornecerá um benefício para toda a sociedade que é ter uma geração madura e atualizada à frente do judô brasileiro, dando melhores orientações e incentivos e servindo como exemplo para os novos praticantes e simpatizantes do judô, que a seu tempo conquistarão grandes vitórias para o Brasil e servirão com exemplos para outras gerações, num genuíno círculo virtuoso.

Em breve serão publicados os artigos sobre preparação e concentração. Vamos em frente.

Rodrigo Guimarães Motta
Diretor de Propaganda & Marketing – GMJB

Sobre o autor:

Formado em administração pública pela EAESP/FGV, pós-graduado em administração com ênfase em marketing pela FAE/CDE-PR. Possui MBA em área de concentração em varejo pela FEA/USP e é mestre em administração pela PUC-SP. É co-autor dos livros Estratégias de marketing para varejo (Editora Novatec, 2007), "Trade marketing: teoria e prática para gerenciar os canais de distribuição" (Editora Campus, 2008), "Esportismo: valores do esporte para a alta performance pessoal e profissional" (Editora Gente, 2010) e "Cartas de um amor à moda antiga" (Editora Porto de Idéias, 2008). 

Faixa preta 5º DAN, campeão panamericano master, tricampeão sul-americano master, tetracampeão brasileiro máster, tricampeão paulista máster, seis vezes campeão paulista universitário, e detém vários outros títulos. No jiu-jítsu também é faixa preta, já foi campeão mundial master e tricampeão do Internacional Máster & Sênior.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Dica de Leitura 224 - Civilização

Esse é o novo livro de Niall Ferguson, que já esteve nas dicas de leitura com "Império" e "Colosso". Ele analisa os motivos da civilização ocidental ter superado e dominado a oriental nos últimos 500 anos. Em resumo, ele aponta 5 causas: a competição, a ciência, os direitos de propriedade, a medicina, a sociedade de consumo e a ética do trabalho. Leitura interessante, embasada em pesquisa histórica e ótimos argumentos. Por último, sem querer dar uma de futurólogo, o autor explora quais são as fraquezas da civilização ocidental no momento presente, em especial em relação à China, que podem fazer a história mudar daqui pra frente.

Dica de Leitura 223 - The time of my life

Esse livro é a autobiografia de Patrick Swaize, escrita quando ele já estava com câncer pancreático. Para quem esteve lá nos 80s e vibrou com Dirty Dancing e Ghost, e principalmente com Point Break, vale a pena.

Também é legal ver o cara como ele é, com suas contradições: casado com apenas uma mulher (e o cara era o PS), não conseguiu ter filhos, a sensação de ser desajustado, que o fez entre outras coisas mergulhar no alcoolismo, seu amor incondicional pela família e pelos cães, sua carreira que começou com aqueles musicais enlatados e sua luta para fazer algo que valesse a pena...

Enfim, um cara simples, humano, que chegou lá e que foi muito cedo. Vaya con Dios, amigo.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Lattes RGM

Para quem quiser conhecer os estudos, os trabalhos (e aí inferir vitórias e trapalhadas) do autor desse humilde BLOG, segue o link para meu Currículo Lattes (currículo on line para professores e pesquisadores, seguindo o padrão estipulado pelas leis brasileiras).

Lattes Rodrigo Guimarães Motta

Vídeo Lançamento "Trade marketing: teoria e prática para gerenciar os canais de distribuição"


Vídeo que documenta o lançamento de meu primeiro livro, "Trade marketing: teoria e prática para gerenciar canais de distribuição", escrito em co-autoria com os professores doutores Francisco Serralvo e Neusa Santos e lançado na Bienal do Livro de 2008. A todos que prestigiaram esse dia incrível, o meu muuuuuuito obrigado!

Lançamento Trade Marketing

Programa Suando a Gravata


Nesse programa, que foi ao ar em 2007 divido os aprendizados obtidos no Jiu Jitsu com meu mestre Max Trombini e o que eles contribuíram para meu desenvolvimento na carreira (e nos tatames).

Natal na Monte Azul 2007

Esse registro fotográfico em vídeo conta a incrível experiência de um time de amigos que decidiu tornar o Natal das crianças da Comunidade Monte Azul em São Paulo especial...mas mal sabiam eles que a pureza das crianças e os ensinamentos da líder da comunidade, Ute Kraemer, iria reservar muitas surpresas e alegrias para eles!

Natal na Monte Azul 2007

Dica de Leitura 222 - Morte dos Reis

Esse é o sexto livro das "Crônicas Saxônicas", que contam a história do sanguinário nobre Uthred, que combate pelo Rei Alfredo e por seus descendentes para unificar a Inglaterra medieval. Tudo bem que Bernard Cornwell é o melhor autor de romances históricos de guerra e Uthred é provavelmente seu mais sanguinário e simpático personagem, mas já há uns 2 livros a série demonstra sinal de cansaço (como aconteceu com Sharpe).

No livro, mais uma vez, Uthred deve se erguer contra os inimigos vikings e traidores do seu próprio país, ainda mais perigosos com a morte do Rei Alfredo.

Cansativo, mas Cornwell é Cornwell então sempre vale.

Dica de Leitura 221 - Desde que o samba é samba

Esse livro é uma narrativa solta (sem personagem principal, com um começo indefinível e um fim que poderia ser um meio) do autor de Cidade de Deus. Não dá para se empolgar com os personagens, mas vale a pena para entendermos como surgiu o samba no Brasil e as diversas influências que o compuseram...além de poder sentir um pouco como era a vida no Rio no início do século passado. Para quem gosta de samba.

Dica de Leitura 220 - A menina que não sabia ler

Esse livrinho é aterrorizante. A partir da visão de uma adolescente orfã, vamos entendendo suas dúvidas e amarguras, presa a uma velha mansão decadente com seu irmãozinho e empregados frios e distantes...mas nada é o que parece ser, e muito sofrimento por mãos infantis irá acontecer naquela casa...Terror TOP.

Dica de Leitura 219 - O Ramo de Prata

Esse livro é uma continuação de "A águia da nona" e conta as peripécias de 2 jovens amigos na defesa do decadente Império Romano no que é hoje a Inglaterra. Uma aventura leve e despretensiosa, mas que vale para quem gosta de histórias sobre o império....e para entender o ritmo decadente que terminou com os romanos.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dica de Leitura 155 - Maioridade Penal

Para quem gosta de futebol e do SPFC, esse livro narra os 18 anos de carreira de Rogério Ceni (completados em 2008). É super legal ver um cara totalmente diferenciado desses pagodeiros psicopatas que andam por aí: sempre jogou no mesmo time, sempre treinou mais do que todos os outros, sempre teve a humildade de aprender com grandes mestres como Telê e Muricy...

Não por acaso conquistou o que conquistou. Deve ser lido para jogadores em início de carreira, e por todos que almejam construir uma vida digna...e vitoriosa> PQP...é o melhor goleiro do Brasil!!!

Dica de Leitura 218 - As Crônicas de Gelo e Fogo I a IV

Confesso que fui meio preconceituoso e demorei a comprar e ler as Crônicas de Gelo e Fogo. Essa história de "Fantasia" não me empolgou muito...mas acabei vendo em DVD a primeira temporada...e logo estava devorando esse série. Em linhas gerais, em um reino far, far away, a súbita morte do rei Robert Baratheon inicia uma luta pelo poder entre os principais nobres: Lannister, Stark, Greyjoy, Thargerian,...que ainda são ameaçados por zumbis e por dragões.

As disputas pelo poder são sensacionais e os persoinagens são muito bem construídos. Como não gostar de Tyrion, o anão e odiar Cersei, a rainha? O incrível foi que quando fui adquirir o quinto livro, o mesmo havia sido recolhido pois a editora...havia esquecido de colocar o capítulo 26!!! Erro grotesco, que segundo o livreiro que me atendeu custou mais de um milhão de reais à editora e algumas cabeças....o duro é esperar até o dia 02 de Agosto pelo livro...

Mas vale demais a pena. O inverno está para chegar. Go Starks. Go Winterfell.

Dica de Leitura 217 - Lições de Garra, Fé e Coragem

Esse livro, escrito por Vitor Belfort, faz a linha de auto-ajuda - o que ele aprendeu nas lutas pode servir para o crescimento pessoal do leitor. Ainda que por vezes seja chato aguentá-lo citar Deus em todos os parágrafos e parábolas infantis da bíblia, uma leitura atenta mostra nas entrelinhas o que o tornou um vencedor no que faz: capacidade de dar a volta por cima quando enfrentou grandes obstáculos, apoio dos familiares e amigos mais próximos, visão muito clara e muito lúcida das pessoas e do ambiente à sua volta (quando ele conta que não dá um apartamento para a mãe porque não é o marido dela e que ela deveria reclamar menos da sua situação e seguir com a vida, isso choca, mas não é verdade?).

Para quem gosta de MMA e esportes, vale.

Dica de Leitura 216 - Got Fight?

Esse livro, em inglês, escrito pelo lutador de MMA e do UFC Forrest Griffin, é divertidíssimo. Ele mescla ao longo do texto sua biografia, dicas de luta, as idiotices que volta e meia ele mesmo comete e ainda dá dicas de como, por exemplo, não ser "raped" na prisão. Só para quem gosta mesmo de MMA, mas que é de chorar de rir, é.

Dica de Leitura 215 - Anderson Spider Silva

Biografia do Spider, lançada para aproveitar a febre do MMA e do UFC no Brasil. Confirma meu feeling que o Spider é um grande lutador (ainda que essa última luta dele foi muito duvidosa, me lembrou o Astros do Ring), mas não é uma pessoa a se admirar. Chega a admirar a franqueza com que ele relata momentos de covardia, de virada de casaca em sua trajetória. Por isso vale a leitura, há uma dose de sinceridade na história e ajuda a entender melhor o MMA.

Dica de Leitura 214 - Um místico brasileiro

Mais uma história da Guerra de Canudos, escrita por um autor inglês, vivido por suas passagens pelo Brasil e fortemente apoiado na leitura dos Sertões. Um livro correto para quem quer entender a história e o contexto cultural da época (ex. o preconceito absurdo aos sertanejos), além de conter alguns belos trechos, como esse:

"Assim, uma vez mais, perdido no coração do sertão, estava montado o cenário para a velha contenda entre as forças representantes da lei e da ordem e o mundo antigo, em que cada homem era sua própria lei - o mundo do mito e dos prodígios, dos profetas e dos milagres. O velho e o novo estavam frente a frente diante de Canudos: um, selvagem e brutal, mas não envergonhado minimamente; o outro, pintado com listras descombinadas de cores, onde o Progresso, a Humanidade e a Tolerância estavam escritos em grandes letras. De um lado, uma alcatéia de lobos, e, de outro, um submarino carregado com torpedos e minas".

Genial.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Bungee Jump

Bungee Jump na Nova Zêlandia - Sangue no olho e faca na caveira!

http://www.youtube.com/watch?v=TdM06pOW2S4&feature=channel&list=UL

Vídeo Esportismo


Vídeo que resume os principais valores do Esportismo, conceito desenvolvido em conjunto com o Dr. Wagner Castropil e publicado em livro (Esportismo - valores do esporte para a alta performance pessoal e profissional. Editora Gente, 2010). Segundo o Esportismo, os valores do esporte (atitude, visão, estratégia, execução e teamwork) podem ser aplicados à vida profissional e pessoal para que cada um obtenha ainda mais resultados naquilo que se propõe a fazer. Quem gostou, procure o livro nos sites das melhores livrarias ou da editora Gente!

http://www.youtube.com/watch?v=HFJBMMpWWlQ&feature=g-upl

terça-feira, 3 de julho de 2012

MFJJ no Lance!

No Lance do hoje (03/07/12), o MFJJ (Movimento Fora Juvenal Juvencio). Apos o retumbante sucesso nas redes sociais, o movimento ganha a grande midia. Com o unico objetivo de restabelecer as glorias do tri-campeao mundial, vamos em frente!