quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Dica de Leitura 233 - A dança dos dragões
Esse quinto exemplar das "Crônicas de Gelo e Fogo" saiu, e algo inusitado aconteceu: esqueceram um capítulo...aí o livro teve que ser recolhido (que prejuízo) e finalmente chegou a edição completa. Como os demais, ótima leitura, repleta de reviravoltas na complicada e empolgante guerra pelo trono de Westeros. Taí uma série que tem que ser lida inteirinha...
Dica de Leitura 232 - A proxima década
Esse livro foi escrito pelo estrategista militar que escreveu "Os próximos 100 anos". Enquanto esse foi sensacional (e delirante), "A próxima década" ainda que interessante é muito mais previsível e fica com jeito de análise de Veja...talvez não pudesse ser diferente, pois cenários por demais inovadores seriam impossíveis de se realizar em espaço de tempo tão curto. Para quem leu o primeiro....e para quem quer ler uma boa análise do que pode ocorrer nos próximos 10 anos. Sem maiores pretensões.
Dica de Leitura 231 - The voice of reason
Bom, o Anderson Silva infelizmente se tornou o maior mascarado do MMA e do esporte nacional e com isso, milhares de brasileiros torceram para o Sonnen. E só não foram milhões de brasileiros porque o trash talk dele enfureceu muitos pseudo-patriotas. No seu livro, Sonnen se mostra não apenas um grande lutador de luta olímpica e de MMA e rei do trash talk, mas também um cara inteligentíssimo, defensor da extrema direita americana. O livro é de chorar de rir na sua maior parte, mas dá bons insights sobre luta, como quando ele explicado do que é feito um lutador:
"The whole peaceful warrior/I consider this a sport/I have no anger act is a complete fraud, a construct; it is as artificial as a Mardi Gras parade float, and just as fragile.
Peaceful people do peaceful work.
Peaceful people dig wells in third world villages.
Peaceful people become Doctors Without Borders.
Fighters fight for a reason.
If you have no anger, if you have no rage, it is next to impossible to fight successfully against people who do have anger and rage".
É, o cara sabe do que está falando. Eu sei disso.
"The whole peaceful warrior/I consider this a sport/I have no anger act is a complete fraud, a construct; it is as artificial as a Mardi Gras parade float, and just as fragile.
Peaceful people do peaceful work.
Peaceful people dig wells in third world villages.
Peaceful people become Doctors Without Borders.
Fighters fight for a reason.
If you have no anger, if you have no rage, it is next to impossible to fight successfully against people who do have anger and rage".
É, o cara sabe do que está falando. Eu sei disso.
Dica de Leitura 230 - Death Clutch
A biografia do Brock Lesnar me levou a concluir que por mais débil mental que um lutador seja, sua vida sempre é única e interessante. Um grande lutador de luta olímpica, que abandona tudo para lutar lutas de marmelada, que abandona tudo para lutar MMA...e que se dá bem em todos esses campos, pelo menos de um ponto de vista financeiro. E mostra a mentalidade nua e crua de um gladiador. Nada de valores orientais de autoconhecimento das artes marciais japonesas, apenas sangue nos olhos e disposição para treinar, e fazer um trash talk bem trash entre uma luta e outra.
Dica de Leitura 229 - Becoming the natural
Essa é a biografia do "Capitão América", Randy Couture. Não só ele é um cara legal, que assume seus erros pessoais (que não foram poucos) e melhora sempre, como foi um grande lutador de luta olímpica e um cara que teve a inteligência e habilidade estratégica para desenvolver treinos específicos para MMA, combinando diferentes lutas, sparrings, estratégias...enfim, um inovador e estrategista, que se não houvesse existido teria atrasado em algumas décadas o desenvolvimento do MMA, não de um aspecto apenas de espetáculo mas sim técnico. Vale.
Dica de Leitura 228 - O chamado da selva
Ganhei esse livro do treinador dos meus cães, Guto. Mais uma obra prima do incrível Jack London - marinheiro, mineiro, empresário, pescador, autodidata...viveu 10 vidas nos seus 40 anos e escreveu clássicos, como um dos meus all time favourites, O Lobo do Mar. No Chamado das Selvas, o protagonista é um grande cão, que em sua vida passa de cão de companhia, para cão de trenó, para finalmente se integrar aos lobos e viver a vida selvagem. Uma forma lúdica de prestar uma homenagem aos espíritos livres e a vontade de viver, na melhor tradição schopenhaueriana e nietzscheniana. Sensacional.
Dica de Leitura 227 - Duplo Dexter
Bom, assumo que sou fã da série de livros e na TV de Dexter, o impagável serial killer por quem todos torcemos. Nesse novo livro da série, a identidade dele é descoberta...por outro serial killer. E entre trapalhadas e mortes o bom e velho Dexter vai usar toda sua astúcia e maldade para derrotar seu inimigo íntimo. Para fãs.
Dica de Leitura 226 - Getúlio
Pessoal, Lira Neto foi o assistente do magistral Fernando Morais e tem uma carreira solo sensacional, que o diga a biografia do Padre Cícero que ele escreveu e que eu adorei. Agora ele apresenta o primeiro volume da biografia do GV, alguém por quem eu tenho carinho especial (Geveniano, né), e também muitas histórias familiares, afinal a família da minha mãe e do meu pai combateram contra o governo no distante 1932. E esse primeiro volume não decepciona e mostra o político matreiro, o coronelzinho que virou coronelzão e diversos episódios surreais por que passou Getúlio até ele assumir o poder. Para entender o Brasil e se divertir, vale.
Dica de Leitura 225 - Heart for the fight
Esse livro é a biografia de Brian Stann, fuzileiro naval americano, herói de guerra no Iraque que após cumprir seu serviço militar passa a se dedicar ao MMA. Histórias de combates épicos nas areias do Iraque e nos cages de MMA. Como todas as profissões, há de tudo, mas Stann é um lutador que poderia ser um soldado romano da época de ouro do império. Estóico, líder, humilde...certamente não existe dois dele. Para quem acompanha o MMA e está cansado do trash talk, tem que conhecer o All American Stann.
Assinar:
Postagens (Atom)