terça-feira, 30 de junho de 2009

Dica de Leitura 89 - Notas de um velho safado



Pessoal,

Nesse livro, Bukowski, um dos mestres da geração beat, nos narra pequenas histórias, em grande parte trechos auto-biográficos de sua tumultuada vida. Não poupa a si mesmo, como perdedor durão focao nas mulheres e na bebida, experiências escatológicas de tirar o fôlego e algumas boas doses de filosofia de vida beat, como por exemplo:

- Qual é a diferença entre um sujeito numa mansão e o sujeito médio que você cruza na rua?

- O sujeito da mansão é um perdedor que tentou.

Ótimo livro. Tenho dado sorte ultimamente.

Dica de Leitura 88 - O Afegão

Pessoal,

Nesse livro, Forsyth, o mestre das intrigas internacionais, autor de clássicos como O Dia do Chacal, nos conta os esforços dos Eua e da Inglaterra para evitar um atentado da Al Qaeda.

E a única forma de fazer isso é colocar um espião no QG do inimigo, substituindo um afegão prisioneiro de Guantanamo por um oficial inglês - Mike Martin. Delicioso, e como Martin pensa, citando um herói romano:

Para cada homem sobre a terra
A morte chegará um dia
E não há melhor modo de morrer
Que lutando em imensa desvantagem
Pelas cinzas dos seus ancestrais
E pelos templos dos seus deuses

Dica de Leitura 87 - O Coronel e o Lobisomem


Pessoal,
Esse livro, escrito por José Candido de Carvalho, conta em primeira pessoa a vida, as peripécias e morte (morte?) do Coronel Ponciano de Azeredo Furtado. Utilizando expressões e crendices regionais do Brasil, e um humor auto-indulgente e megalomaníaco do Coronel, é um livro para chorar de rir, quando vemos a trajetória política, militar, de homem de negócios de Ponciano, sem falar nas pelejas com a onça, com o Lobisomem, com a Sereia...
Muito bom, uma pérola da literatura regional brasileira. Vale a pena ler!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dica de Leitura 86 - Os Senhores do Arco


Pessoal,
Esse segundo volume da série "O Conquistador", escrito por Iggulden (o mesmo da série O Imperador, que conta a vida de Júlio César), conta a vida de Gengis Khan...e nesse capítulo, a ferocidade, a astúcia e a cavalaria dos mongóis irão enfrentar o imenso império chinês. Aparentemente invencível, mas como vencer um povo que acredita "...num pai céu acima e numa mãe terra embaixo. O resto é luta e dor antes da morte"?
Boa leitura!

Dica de Leitura 85 - Espártaco


Pessoal,
Essa obra-prima conta a história da Guerra Servil, liderada por gladiadores contra o poder romano. Como o líder Espartaco conduziu milhares de escravos durante quatro anos e desafiou Roma por um objetivo maior: a LIBERDADE.
Na vida há momentos de resistência, onde fugir não é uma opção, pelo menos se queremos nos sentir genuinamente vivos. E a luta de Espártaco vai continuar pela eternidade a fora, enquanto houver opressão que atinja o espírito humano.
E sobre momentos decisivos, deixo para o autor:
"Podia ter acabado ali ou uma hora antes ou um mês depois. Em qualquer um dos inúmeros pontos, poderia ter acabado. Anteriormente, já haviam fugido escravos. Se esses escravos tinham fugido, teriam de estar escondidos nos campos ou nos bosques, vivendo como animais, do que pudessem roubar e das raízes da terra. Seriam caçados um por um e crucificados um por um. Não havia refúgio para um escravo; o mundo era feito assim. E ao ver os soldados da guarnição correndo para eles, Espártaco compreendeu esse fato simples. Não havia lugar para esconder-se, nem toca para se abrigar. O mundo tinha que ser mudado. Parou de correr e disse:
- Lutaremos contra os soldados".

Dica de Leitura 84 - Nada de Novo no Front


Pessoal,
Essa obra prima de Remarque (lida pelo meu pai com seu título original em português - Nada de Novo no Front Ocidental), narra o dia a dia de soldados rasos da Alemanha nas trincheiras da I Guerra...e a estupidez, o absurdo da guerra. Um romance escrito por quem lutou lá, nas sujas e sofridas trincheiras.
Para os valentões que acham que a guerra vale a pena, para os imbecis que defendem essa causa seja do lado que for, leitura obrigatória. Triste, triste, triste....como narrador nos diz:
"...Monótona cai a chuva. Cai por sobre as nossas cabeças e a dos mortos lá na frente, sobre o corpo do pequeno recruta com o ferimento que é grande demais para o seu quadril; cai na cova de Kemmerich; cai nos nossos corações".
Maravilhoso.

Dica de Leitura 83 - O Feijão e o Sonho


Pessoal,
Esse livro, escrito por Orígenes Lessa, conta a história da vida do poeta Campos Lara. Um talento enorme, mas incapaz de conviver com as praticidades da vida....as quais eram tocadas pela sua esposa. E entre o feijão da esposa e os sonhos de Campos Lara, eles crescem, vivem e criam uma família, encontrando um precário equilíbrio. Há uma forma ideal de se viver? A família equilibra o indivíduo? Leitura instigante!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Uma contribuição especial: Edinanci Silva!


Pessoal,
No final da década passada eu trabalhava na Nutrimental, fabricante da barra de cereal NUTRY.
Sempre buscando aumentar a relevância da marca junto ao público que pratica esportes e busca uma vida saudável, a Nutrimental topou a empreitada de dar todo o suporte necessário para a Edinanci Silva se preparar para o ciclo olímpico.
Foram anos de muito trabalho e que foram coroados com diversas medalhas estaduais, nacionais, internacionais e com uma excelente participação na Olímpiada. E além disso, fiz uma grande e querida amiga, a Edi.
Nessa foto, a coletiva de imprensa para anunciar o projeto, realizada no Clube Curitibano. Com o judoca e diretor do Curitibano na época, Rubens Tempske, com a nutricionista da empresa na época, Roberta Ogata, com a super Edi...e eu mesmo, sempre buscando os melhores resultados na empresa alinhados com meu estilo de vida e com o que acredito.