Pessoal,
Essa obra-prima conta a história da Guerra Servil, liderada por gladiadores contra o poder romano. Como o líder Espartaco conduziu milhares de escravos durante quatro anos e desafiou Roma por um objetivo maior: a LIBERDADE.
Na vida há momentos de resistência, onde fugir não é uma opção, pelo menos se queremos nos sentir genuinamente vivos. E a luta de Espártaco vai continuar pela eternidade a fora, enquanto houver opressão que atinja o espírito humano.
E sobre momentos decisivos, deixo para o autor:
"Podia ter acabado ali ou uma hora antes ou um mês depois. Em qualquer um dos inúmeros pontos, poderia ter acabado. Anteriormente, já haviam fugido escravos. Se esses escravos tinham fugido, teriam de estar escondidos nos campos ou nos bosques, vivendo como animais, do que pudessem roubar e das raízes da terra. Seriam caçados um por um e crucificados um por um. Não havia refúgio para um escravo; o mundo era feito assim. E ao ver os soldados da guarnição correndo para eles, Espártaco compreendeu esse fato simples. Não havia lugar para esconder-se, nem toca para se abrigar. O mundo tinha que ser mudado. Parou de correr e disse:
- Lutaremos contra os soldados".