quinta-feira, 22 de maio de 2014

DEPOIMENTO SALMO MOHMARI (Faixa preta da Associação de Judô Alto da Lapa) sobre o livro Uruwashi - O Espírito do Judô

Ao tomar conhecimento do lançamento do livro escrito pelo Sensei Uchida e por Rodrigo Motta fui invadido por um turbilhão de emoções e lembranças. Eu, nos idos de 1980, aos oito anos, já era faixa laranja, e fui treinar judô na academia do Sensei Ishii, onde conheci o Sensei Uchida. Recordo-me, desde então, as inúmeras, e foram muitas, vezes em que o Sensei Uchida passou em minha casa, aos sábados e aos domingos, muito cedo pela manhã, no seu fusca verde, para me levar para competir. No tatame, de forma sempre muito séria, mas com um carinho enorme, me ensinou, mais que a lutar judô, a ser Homem, o que, obviamente, não percebia naquela época. É impressionante como hoje, ao refazer este círculo, agora com meu filho iniciando no judô, percebo que fui honrado pelo carinho de um Homem que, sem ser pai ou parente, se tornou, sempre que penso em Honra, Lealdade, Princípio, Formação, Respeito, Dedicação e Amor, uma referência, que se concretiza na imagem do Sensei Uchida. Lembro, também, quando surgiu na academia o competitivo Rodrigo Motta. E, quando digo competitivo, me refiro não somente a querer ganhar, mas, principalmente saber mudar as pessoas e o seu redor para uma incansável luta pelo sucesso. Com muita sinceridade posso afirmar, se melhorei em competições, e hoje em tudo o que faço de desafiador, é porque não esqueço das conversas com o Motta e os gritos de "vai cocada", mas está é outra história. Hoje, como pai, desejo que meu filho, Eduardo, no seu caminho suave, tenha a sorte que tive. Que tenha, como Sensei, um verdadeiro Samurai, que lhe ensine e lhe inspire; como amigo, alguém que, por mais afastado que esteja, mantenha os laços de amizade e cumplicidade, "sempre pronto". Que no caminho suave, e no caminho difícil da vida, meu filho encontre o Sensei Uchida e o Mestre Rodrigo Motta. Mas, de qualquer forma, com o lançamento desta Obra, tenho a certeza de que este encontro ocorrerá todas as noites, nas leituras que fizermos juntos, o que para mim será mais que um prazer pessoal; na verdade, uma honra e, acima de tudo, uma volta no tempo, para firmar no meu caráter e no de meu filho todos os princípios do sucesso pessoal. Que venha o livro. Que marque, com distinção, seus escritores, Sensei Uchida e Mestre Motta, homens diferenciados, poucos no passado, raros hoje. Que possibilite a formação de novos Homens

Nenhum comentário:

Postar um comentário