terça-feira, 16 de março de 2010

ESPORTISMO - Sobre o Livro

Dois profissionais de grande sucesso - os campeões de judô Rodrigo Motta, executivo e Wagner Castropil, médico - se uniram para mostrar como a prática de esporte pode ajudar num melhor desempenho profissional, seja qual for a carreira do esportista, e na melhoria da vida. A teoria elaborada por Motta e Castropil, ilustrada com inúmeros exemplos, está no livro "Esportismo - Valores do esporte para o alto desempenho pessoal e profissional", que a Editora Gente lança em janeiro , com prefácio de Abílio Diniz.

A ideia da publicação surgiu da constatação de que existe um forte elo entre os aprendizados que o esporte proporciona e o sucesso profissional e pessoal de cada um. "Nossa intenção é mostrar que as qualidades advindas do esporte não ajudam apenas na vida executiva. Podem ser aplicadas nas diferentes profissões e situações de vida, como juntar dinheiro para fazer uma viagem, melhorar a relação com os filhos em casa ou lutar contra uma doença", escrevem os autores. Eles são os próprios exemplos da relação entre a prática de esportes e o sucesso na vida.

Depois de intensa pesquisa, Motta e Castropil concluíram que os valores essenciais do esporte podem ser definidos como "atitude, visão, estratégia, execução e teamwork (trabalho em equipe)". Assim, dividiram o livro em cinco capítulos. Cada um com explicações sobre um dos valores e enriquecido com relatos pessoais, pequenas e saborosas histórias de aplicação da experiência esportiva no dia a dia por personalidades das mais diversas áreas, incluindo, grandes atletas, como o jogador Kaká, o técnico de vôlei Bernardinho e o ex-judoca Aurélio Miguel, primeiro brasileiro a tornar-se campeão olímpico na modalidade, em 1988, nos Jogos de Seul, na Coreia do Sul.

A história da persistência de Motta na superação de um grave acidente, aos 29 anos, quando praticava judô, serve de incentivo para que o leitor avance na leitura. Com tratamentos para recuperação e depois de várias cirurgias, Rodrigo reencontrou com Wagner, antigo colega de treinos no tatame. "Por ter a atitude de não aceitar aquela situação, Rodrigo teve também disciplina para chegar ao seu objetivo, que foi voltar a andar, fazer atividade física, treinar judô, jiu-jítsu e competir", conta Castropil.

Kaká também é citado como pessoa de atitude por ter agido de maneira ativa, se impondo metas, quando se recuperava de um acidente em um tobogã, aos 18 anos, que por pouco não deixou o campeão mundial tetraplégico. Para convencer de vez que a persistência acompanhada de atitude é fundamental, os autores lembram a lição de Thomas Edison: "O gênio é formado por 2% de inspiração e 98% de transpiração."



No fim deste guia prático, que trata o esporte como verdadeiro agente de mudança, essencial na vida, há um complemento com uma série de perguntas e questões para ajudar o leitor a fazer uma reflexão, tomando como referência pessoas que estão à sua volta. A ideia é que o leitor possa perceber exemplos de funcionamento do modelo sobre o qual acabou de ler e transferi-los para sua vida. "Ao final da leitura, esperamos, de alguma maneira, ter sido úteis na percepção de como o esporte enriquece a vida de modo geral", afirmam os autores.


Sobre os autores:


Rodrigo Motta tem a vida ligada ao esporte: judô, jiu-jítsu e polo aquático. No judô é faixa preta 5º DAN, tendo sido bicampeão sulamericano master, tricampeão brasileiro máster, campeão paulista máster, seis vezes campeão paulista universitário, e detém vários outros títulos. No jiu-jítsu também é faixa preta, já foi campeão mundial master e tricampeão do Internacional Máster & Sênior. Além disso, é formado em administração pública pela EAESP/FGV, pós-graduado em administração com ênfase em marketing pela FAE/CDE-PR. Possui MBA em área de concentração em varejo pela FEA/USP e é mestre em administração pela PUC-SP. É co-autor do livro Estratégias de marketing para varejo (Editora Novatec, 2007) e do livro "Trade marketing: teoria e prática para gerenciar os canais de distribuição" (Editora Campus, 2008).



Wagner Castropil integrou a Seleção Brasileira de judô de 1985 a 1992. Conquistou o tricampeonato brasileiro, Campeonato Sul-Americano e o Campeonato Pan-Americano. Fez parte da equipe olímpica que foi aos Jogos de Barcelona, na Espanha, em 1992, que trouxe para o Brasil a segunda medalha de ouro da história da modalidade, com Rogério Sampaio. Formou-se em Medicina pela USP e especializou-se em Ortopedia e Medicina Esportiva com Mestrado e Doutorado. Participou de mais duas edições de Jogos Olímpicos: em Atenas, na Grécia, em 2004, e em Pequim, na China, em 2008, como médico da Seleção. É fundador do Instituto Vita e conhecido pela grande mídia como "Doutor Olímpico".


Grande abraço e fico no seu aguardo,

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Primeiro leitor do ESPORTISMO - Aurélio Miguel

Pessoal,

O lançamento do livro Esportismo será dia 22 de Abril em SP na Livraria da Vila da Alameda Lorena e dia 29 de Abril em Curitiba, na Saraiva do Shopping Crystal.

A editora já começou a abastecer as livrarias e ontem no aeroporto de Congonhas, lá estava o livro. É muito emocionante ver pela primeira vez seu livro, seu filho, bem exposto na livraria!!!

Estava ali, olhando (e babando com a bela capa), quando vejo a maior lenda do judô brasileiro, uma pessoa por quem tenho uma admiração infinita, não só pelas medalhas que conquistou, mas também pelas mudanças que promoveu no judô e continua promovendo na sociedade, agora como vereador: AURÉLIO MIGUEL.

Ele estava indo para SC com a esposa e comentei sobre o livro. Aurélio, determinado, impetuoso em tudo o que faz, não hesitou: "Vou comprar um exemplar para ler no avião". Imaginem, para um judoca, saber que o primeiro leitor de seu livro seria...AURÉLIO MIGUEL.

Desculpem a babação de ovo, mas isso ganhou meu dia, meu mês, meu ano...

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Esportismo - Lançamento!


Pessoal,
Em Abril será lançado o livro "Esportismo - valores do esporte que contribuem para o alto desempenho pessoal e profissional". Escrito por Rodrigo Motta e Wagner Castropil, com prefácio de Abílio Diniz, é leitura obrigatória para aqueles que querem melhorar sua performance.
Em breve dividirei mais detalhes desse lançamento com todos vocês!

sábado, 16 de janeiro de 2010

Time out

Pessoal,

Para quem acessa de vez em quando ou é seguidor, peço desculpas, mas vou dar um tempo nas atualizações, pois estou me mudando de SP para Curitiba e terei pouco tempo para o blog.

Para aqueles que insistirem, há muitas dicas de leitura, contos, matérias sobre esporte...o material é amplo e espero que seja útil e divertido. Será ótimo receber o feedback de quem acessar sobre o mesmo.

Até breve.