terça-feira, 24 de março de 2009

Contracapa (texto completo) do livro - escrita por Rodrigo Rocha Loures, presidente da FIEP e co-fundador da Nutrimental

Vive-se hoje no mercado uma guerra pelos consumidores. O Varejo diz que os consumidores vão às suas lojas e compram os produtos que eles expõe e ofertam. A Indústria por sua vez diz que os consumidores buscam seus produtos/marcas e para isto é fundamental que o Varejo os tenha caso contrário perderá vendas para seus concorrentes.
A grande mudança e conseqüente responsabilidade do Trade Marketing é a de atuar no Sell Out. Nos últimos anos os varejos tem delegado a responsabilidade pela venda (ou oferta) no Ponto de Venda aos fornecedores e compram apenas o giro das mercadorias expostas. Daí a fundamental tarefa do Trade Marketing de garantir o Sell Out num contexto competitivo altamente dinâmico.
Questões cruciais estão colocadas para as empresas de consumo. Como gerenciar de forma consistente a exposição de produtos e marcas, tendo que se submeter a uma crescente variedade de regras e formas de atendimento? Como contar com as melhores ferramentas para assegurar que seus produtos/marcas tenham as melhores ofertas e seja a escolha dos consumidores? Estas situações não se resolvem com simples técnicas. Requer muito mais. Requer o desenvolvimento de uma nova ciência.
Neste livro Rodrigo Motta e os demais autores nos dizem porque. Apresenta de forma leve e objetiva o melhor de sua experiência e pesquisas na construção consciente deste novo e estratégico campo de conhecimento que é o trade marketing. Rodrigo, a quem conheço bem, o faz com competência, uma vez que enquanto praticante de artes marciais, o autor habituou-se a refletir sobre a própria ação como meio de auto-aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional. Ao trazer para o coletivo sua prática refletida transformada em conhecimento acessível a todos, ele nos proporciona uma consistente contribuição à literatura especializada, que é reforçada pelo aporte acadêmico e conceitual dos professores Francisco e Neusa.

Rodrigo C. da Rocha Loures, 64 anos, curitibano , graduado pela EAESP-FGV, co-fundador da Nutrimental, em 1988 implantou em sua empresa um programa chamado Nova Era, calcado no conceito de administração participativa . A partir de 1997 passou a dar foco ao desenvolvimento de uma cultura de Learning Organization , alavancada pela aplicação sistemática da metodologia do Appreciative Inquiry e pelo envolvimento da totalidade do sistema nos processos de decisão estratégica. É presidente da Federação das Industrias do Paraná e do Conselho de Política Industrial da CNI. Membro do CDES- Conselho de Desenvolvimento Economico e Social da Presidência da Repúplica; da FBDS - Fundação Brasileira do Desenvolvimento Sustentável; WBA – World Business Academy.

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