sábado, 2 de janeiro de 2010

Dica de Leitura 117 - Bendito Maldito

Pessoal,

Assisti a uma palestra de Plínio Marcos no primeiro semestre da GV, em 1987...e fiquei com essa lenda marcada dentro de mim. Voltei a me reencontrar com Plínio Marcos, quando minha esposa, que estava atuando no grupo Disritmia Cênica, encenou "A Mancha Roxa", de Plínio. E pude comprovar que aquele intelectual carismático que conheci era sobretudo um autor de peças maravilhosas.

E quando vi essa biografia, escrita por Oswaldo Mendes (de quem adoro os trabalhos do grupo Arte e Ciência no Palco, como "A Dança do Universo"), comprei para minha esposa, mas li antes...

Desde sua infância e adolescência em Santos, onde interagiu com lendas da cultura como Pagu e do esporte, como os jogadores do Santos de Pelé, até o estrelato em SP, onde teve peças como "Navalha na Carne", "Dois Perdidos numa Noite Suja" encenadas pelos melhores autores, é maravilhosa a história desse herói, que a censura e os inimigos tentaram calar. E sem dinheiro, sem trabalho, editou e saiu vendendo seus livros, um verdadeiro exército de Brancaleone de um homem só...

Um personagem espetacular, a quem a biografia (que baba um ovo, é verdade) retrata muito bem. Vale MUITO a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário