quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dica de Leitura 251 - Lampião contra o mata sete

Publiquei uma dica de leitura (número 196), onde relato minha experiência lendo o livro "Lampião o Mata Sete". Engraçadissímo o livro, bem escrito como obra de ficção...mas inaceitável como pretenso livro de história - o livro acusa, entre outros, Lampião de ser broxa, corno, travesti, homosexual e por aí vai...

Ao ler minha dica de leitura, o delegado Archimedes Marques, grande comandante da polícia sergipana e profundo entendedor do cangaço, me enviou um email dizendo que havia escrito um livro refutação a obra anteriormente mencionada, "Lampião contra o mata sete".

Email vai, email vem, o delegado Archimedes me enviou um exemplar do livro, o qual li com prazer. Embasado em profunda pesquisa histórica e em entrevistas com os mais respeitados lampionólogos da atualidade, o autor destrói sem dó nem piedade qualquer pretensão do livro anterior ter qualquer fundamento. Além de ser um tremendo desrespeito com as famílias dos que lutaram as batalhas do cangaço.

Só posso recomendar a leitura do ótimo livro do Doutor Archimedes, para todos aqueles que querem conhecer a real história do cangaço, esse capítulo tão importante da história do Brasil...e a vida de nosso grande comandante das caatingas, o sanguinário Lampião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário