Para ilustrar isso, destaco uma engraçadíssima carta que um veterano da Easy Company escreveu a um prefeito holândes que se recusou a receber o general Schwarzkopf, então comandante dos EUA na Guerra do Golfo:
"Jan Ritsema, prefeito de Eindhoven se recusou a encontrar o general Schwarzkopf, pois o comandante da Guerra do Golfo tinha sangue demais nas maos. Walter Gordon, veterano da II Guerra escreveu ao prefeito: Em 17 de Setembro de 1944, participei da grande operacao aerea para libertar seu pais...durante o cumprimento do nosso dever
sofremos baixas. Essa e a expressao militar para designar derramamento de sangue. Ocupamos varias posicoes defensivas durante dois meses. Vivemos em buracos da melhor forma possivel...naquela epoca os cidadaos holandeses não tiveram essa aversao ao derramamento de sangue quando o derramado foi o dos alemaes...a historia mostrou mais de uma vez que a Holanda poderia ser conquistada outra vez caso seus vizinhos, os alemaes tivessem um final de semana tedioso e os campos de golfe estivessem cheios. Por favor não deixe que seu pais seja engolido por Liechtenstein ou pelo Vaticano, ja que não pretendo voltar. A partir de agora voces terao que se virar sozinhos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário