Pessoal,
Em uma dica de leitura anterior eu comentei sobre o delicioso livro de Charles Bukowski, "Notas de um velho safado". E Essa "Trilogia Suja de Havana", escrita por Pedro Juan Gutierrez, publicado no Brasil pela Editora Alfaguara, me lembrou muito o estilo de CB.
Pedro Juan conta a vida cotidiana, no meio da miséria, das dificuldades, dos aromas, dos temperos, das relações humanas, da população cubana pós-revolução, com um grande toque auto-biográfico.
Quem já foi, quem quer ir a Cuba ou pelo menos se interessa pela história da ilha, não pode deixar de ler. Veja um trecho selecionado (entre muitos ótimos):
"No meio do desastre as pessoas riem, sobrevivem, tentam levar a vida do melhor jeito possível e aguçam seus sentidos e seu olfato, como fazem os animais mais frágeis e diminutos, que aprendem a concentrar a energia e desenvolvem diversas habilidades porque sabem que nunca serão fgrandes, fortes e vencedores. Já que nasceram no meio de ruínas, o importante é não abandonar a luta nem apanhar tanto que no final seja preciso jogar a toalha e levantar os braços. Tudo é possível, tudo é válido, menos a derrota".
Boa Leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário