sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Dica de Leitura 112 - Nova Lusitânia

Pessoal,

Aydano Roriz, autor do ótimo "O Fundador", nos presenteia com mais esse livro sobre a história do Brasil, que conta a história de Duarte Coelho. Se fosse de outra cidadania, o nome de Duarte seria imortalizado em filmes, livros, etc..., mas como o Brasil é Brasil, Portugal é Portugal e França é França, leiam o livro e conheçam a vida do aventureiro que esteve na Europa, nas Índias, na África e nas Américas, que lutou muitas guerras por onde esteve, e que constituiu a única Capitania Hereditária que funcionou no Brasil, a Nova Lusitânia, que hoje é o Estado de Pernambuco.

Vale a pena!! Para quem tem dúvidas, vejam esse soberbo perfil do Cacique Uiraubi, amigo e rival de Duarte:

"Para alguns homens, que nos seus verdes anos priorizaram escolhas medíocres, a idade madura, os quebrantamentos do corpo e do vigor físico, não deixam de configurar um esquisito alento. Se, na maior parte da vida, se sentiram um pouco invejosos dos afoitos e bem-sucedidos, os primeiros cabelos brancos são para eles como uma coroa de louros. Encaram a proximidade da velhice como ascensão a uma categoria superior, arquivam definitivamente os sonhos e passam a viver de reminescências.

Para outros, o pratear dos cabelos é uma indicação de que a vida entrou em curva descendente e é preciso aproveitar o que lhes resta de tempo. No anseio de deixar no mundo uma marca qualquer, os desejos da mocidade voltam com mais força e, não raro, se deixam arrastar a todo tipo de ridículos.

Existe todavia uma terceiro tipo de homens maduros, que mal conseguem se enxergar com a idade que têm. Sabem que o ocaso está logo mais à frente, conquanto se esforcem para encará-lo como à linha do horizonte, à qual, por mais que se ande, nunca se chega. Assim, ao sabor dos seus humores, ore rebelam-se contra o inexorável, ora conciliam o que parece inconciliável. As vezes demonstram o ímpeto e a ousadia dos jovens, outras a sabedoria e a prudência dos anciões. Críticos por excelência, não deixam de julgar estrano o próprio comportamento. Em contrapartida, conseguem confundir a todos, a maior parte do tempo. O cacique Uiraubi era um filho das selvas, homem rude e inculto, mas era um destes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário