Nesse livro belíssimo e tristíssimo, conhecemos a história da família Zabinski, responsáveis pelo zoológico de Varsóvia, que em meio ao horror da II Guerra Mundial, com invasões soviéticas, nazistas e campos de concentração travaram uma luta impossível para salvar a vida dos animais...e dos judeus que eram massacrados no Gueto e nos Campos de Concentração.
Junto com a história desses grandes heróis, nos é apresentado outros grandes heróis desse período sombrio, como Janusz Korczak, pediatra que cuidou de um orfanato no gueto. Quando as criancinhas foram condenadas ao campo de concentração de Treblinka e as câmaras de gás, Korczak arrumou suas coisas e os acompanhou, pois "Não se deixa uma criança doente à noite e não se abandonam crianças num momento como esse". E ele as acompanhou até o destino final e "como um milagre 200 almas puras condenadas à morte não choraram. Nenhuma delas fugiu. Ninguém tentou se esconder. Como andorinhas abatidas, elas se agarraram ao seu mestre e mentor, a seu pai e irmão, Janusz Korczak".
Korczak é cultuado como um dos 36 Justos de Israel. Suas almas puras impedem que o mundo sumamente perverso seja destruído. Se existem os Justos, não há duvida que JK é um dos mais nobres deles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário