segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Segunda Dica do Sensei Divino

Hoje, eu posto a segunda dica para você atleta competidor do judô e/ou também de outros esportes, ligadas a eficiência e ao êxito no combate direto.
Saiba e tenha certeza de que aquele friozinho na barriga que você sente antes do inicio da luta não é algo somente seu. O seu oponente tem e sente as mesmas sensações...
Isto, não significa ter medo, inseguranç
...
a ou um
sentimento de inferioridade. Mas, sim é uma característica humana, diante do desafio e esta totalmente ligada à ansiedade.
A “DICA” neste momento é usar este fator humano ao seu favor, fazendo com que o seu adversário pense que você é totalmente diferente dele.
Com muita cautela, tome a iniciativa e invada logo de inicio o espaço natural do seu oponente, que é de mais ou menos 40cm da face. Porém, tudo, com certeza e decisão marcante nos movimentos de ataque.
Ao fazer isto, você terá cerca de trinta segundos, para então determinar quem vai mandar no combate até o final.
Eu já vivi os dois lados, e posso afirmar que funciona muito bem. A ponto de você até conseguir superar a capacidade técnica maior do seu adversário

Primeira Dica do Sensei Divino

As próximas dicas foram elaboradas a partir dos escritos do sensei Benedito Divino e aperfeiçoadas pelo seu filho, o grande judoca Gilgames Divino. Espero que contribuam para o desenvolvimento de todos!

Primeira Dica do Sensei Divino:

Queridos judocas. A prática do judô é um benefício de várias formas. Contudo, vai ai uma dica simples para o seu aperfeiçoamento.
Procure associar a sua melhor ...


cnica e/ou também estratégia de luta, aos mais diversos esportes. Como por exemplo, o Xadrez e o Pôquer.
O Xadrez lhe dará a condição para conhecer às características do seu adversário, e assim montar uma estratégia de luta diferenciada para cada combate.
Já o Pôquer, irá lapida-lo com relação a demonstrar ou não quais são as suas características de ataque e defesa, e por que não dizer de blefar.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A relação sempai/kohai

Esse texto foi escrito pelo venerável sensei Mario Matsuda e apresenta para praticantes de artes marciais como deve ser a relação sempai/kohai. E acho que todos os não-praticantes deveriam ler também, pois essa relação poderia revitalizar e enriquecer muito as relações humanas nos ambientes profissionais e pessoais. Obrigado sensei Mário!!

O mestre é: o discípulo imita. Incansavelmente, até alcançá-lo e, se possível ultrapassá-lo para enfim ser.

O papel do mestre é apenas o de oferecer um modelo provado que poupe ao aprendiz os erros, desvios e atrasos e, que incorreria se tivesse de desenvolver sua experiência a partir do zero.

Além dessa relação de mestre/discípulo, existe outra relaçãp muito importante de tratamento tipicamente japonês, a entre sempai e kohai.

Sempai é equivalente ao conceito ocidental de veterano, enquanto kohai não possui uma tradução certa, mas de modo genérico possui um significado equivalente ao de calouro.

Normalmente não há uma separação definida de idade entre um kohai e um sempai. Inicialmente aquele aluno que começou o seu aprendizado refere-se aos mais graduados como sempai.

Do kohai se espera o espírito de busca em aprender o máximo e o respeito ao seu sempai, enquanto do sempai se espera que este seja um exemplo para o kohai. Sempai não é a pessoa que ensina a doutrina aos kohai, pois este é o papel de um sensei.

As atribuições de um sempai são um grande aprimoramente, pois além de coordenar tarefas mais complexas e com mais responsabilidades do que as do kohai, ele sempai deve estar se auto-avaliando em todos os aspectos possíveis, tais como moral, ético, de sinceridade e honestidade, para assim demonstrar aos kohai qual a postura e os valores corretos a serem seguidos e perpetuados perante a sociedade, enobrecendo assim, as orientações recebidas dos senseis.

Desta forma o sempai deve possuir além das habilidades técnicas, o caráter e a postura que inspirem cada vez mais os kohais a quererem proceder da mesma maneira. Um modelo a ser seguido que na verdade está treinando para ser um dia um sensei.

Portanto, ensinar através do seu próprio exemplo, com respeito, amor e sabedoria é o que torna um grande aprendizado para o sempai.

A relação sempai/kohai é originalmente oriental, mas quando é vista de forma superficial, é considerada rígida e maléfica sendo muitas vezes criticada.

Porém é um fato concreto que essa relação é uma das melhores formas de se transmitir valores e princípios de uma instituição ou de um grupo, sendo claramente observada a evolução do ser humano ao longo do tempo. É uma sabedoria oriental.

Dica de Leitura 260 - Schopenhauer e os anos mais selvagens da filosofia

Esse livro é uma biografia que nos apresenta ao grande Schopenhauer e sua teoria da vontade humana como motor da independência e da vitalidade humana...bons textos de história entremeados com análises sobre a teoria do filósofo e como ele chegou a ela. Para quem gosta de Schopy (e todos deveriam gostar), livraço.

Dica de Leitura 259 - This is gonna hurt

Tito Ortiz é detestável. Não dá para gostar desse cara, que foi um grande lutador de MMA. Pelo menos ao ler a biografia dele, dá para entender o cara....imagine um descendente de mexicanos, cujos país vendiam a mãe como prostituta para pagar a heroína que consumiam e deixavam o filho se drogar com 6 anos de idade para não atrapalhá-los? Tito até que conseguiu manter a sanidade nesse ambiente horroroso. Coitado.

Dica de Leitura 258 - O Cemitério de Praga

Mais um livraço do Umberto Eco. Ele conta a história do século XIX (e como esse século inspirou o século XX, em especial o nazismo e as grandes guerras) a partir da perspectiva de um falsário e embusteiro inteligente, mesquinho, desprezível e esquizofrênico...me lembrou um pouco (é muito melhor) o livro do Jô "O homem que matou GV". E além disso é uma aula de história, Eco sabe tudo.

Dica de Leitura 257 - Invencível

Essa história seria impossível de criar. E é verdadeira...a história de um atleta olímpico, soldado em um bombardeiro americano, que caiu no Pacífico, sobreviveu a 47 dias no mar com direito a lutas com tubarões brancos, foi preso pelos japoneses, passou anos sendo humilhado em campos de concentração, foi incrivelmente libertado...e não conseguia se enquadrar na sociedade depois, se tornando alcoólatra. E como sua salvação só veio com o perdão e com o amor. Livraço.

Dica de Leitura 256 - Herança de Sangue

Esse livro é interessantíssimo. Conta a história de Catalão, pequena cidade do interior de Goiás...e que deixava qualquer cidade do Velho Oeste americano no chinelo. Tombstone, OK Corral, Laredo...que nada, no Brasil o buraco é mais embaixo. Como assíduo frequentador do Norte de Minas, região com as mesmas características, entendo perfeitamente o que se passou em Catalão. E para quem quiser saber um pouco do Norte de Minas, procurem a história terrível de Monte Azul + Coronel Levy Souza e Silva e Arabel. Brasil era e é terra sem lei.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dica de Leitura 255 - The Last Round

Esse livro é bem legal, narra em palavras e em (muitas) fotos a última luta de Randy Couture. Um cara de 48 anos que lutou a vida inteira, ganhou 6 vezes o título do UFC...e que tinha as condições e a disposição para continuar lutando ainda mais uma vez. Cabeça boa, disciplina, alegria em lutar, sem arrependimentos e grandes amigos...sem dúvida Couture teve 3 meses incríveis se preparando para esse último combate, mais emoções do que seres humanos normais tem em toda a sua vida. Sinceramente, quem não é lutador não pode entender esse livro...e talvez não possa apreciar o que a vida tem de melhor.

Dica de Leitura 254 - Iceman

Essa é a biografia de Chuck Liddell, um dos maiores astros da história do MMA e do UFC, em especial na primeira década sobre a gestão da ZUFFA. Livraço que retrata a vida de um lutador old school, que lutava porque amava...e de repente se viu com a possibilidade de liderar um esporte altamente bem sucedido e ter todo o sucesso do mundo. Pontualmente, é engraçadissímo ver a descrição do autor da richa com Tito "O Mala" Ortiz. E quem acompanha o BLOG vai se acostumando, comprei 20 livros sobre MMA na Amazon, vem muita coisa por aí...

Dica de Leitura 253 - The Father of Judô

A Editora Kodansha International faliu...que pena, pois publicou grandes livros sobre judô e esse é um deles. Escrito pelo estudioso Brian Watson, é a primeira biografia (e pelo que sei a única) escrita por um ocidental. Narra a trajetória incrível de vida do fundador do Judô, que por isso e também pela contribuição ao esporte em geral e a educação  no Japão é uma das maiores lendas modernas desse incrível país. Leitura obrigatória para judocas e para amantes das artes marciais em geral.

Dica de Leitura 252 - Band of Brothers

Esse livro inspirou a minisérie de grande sucesso da HBO com o mesmo nome. Stephen Ambrose conta a história de uma companhia de paraquedistas desde seu treinamento nos EUA até a conquista final do Ninho da Águia (QG de Hitler nos Alpes). O livro tem o grande mérito de narrar a história sob a perspectiva do soldado comum, que numa época incomum, realizada feitos extraordinários (apesar do que a minisérie é melhor).

Para ilustrar isso, destaco uma engraçadíssima carta que um veterano da Easy Company escreveu a um prefeito holândes que se recusou a receber o general Schwarzkopf, então comandante dos EUA na Guerra do Golfo:

 "Jan Ritsema, prefeito de Eindhoven se recusou a encontrar o general Schwarzkopf, pois o comandante da Guerra do Golfo tinha sangue demais nas maos. Walter Gordon, veterano da II Guerra escreveu ao prefeito: Em 17 de Setembro de 1944, participei da grande operacao aerea para libertar seu pais...durante o cumprimento do nosso dever 
sofremos baixas. Essa e a expressao militar para designar derramamento de sangue. Ocupamos varias posicoes defensivas durante dois meses. Vivemos em buracos da melhor forma possivel...naquela epoca os cidadaos holandeses não tiveram essa aversao ao derramamento de sangue quando o derramado foi o dos alemaes...a historia mostrou mais de uma vez que a Holanda poderia ser conquistada outra vez caso seus vizinhos, os alemaes tivessem um final de semana tedioso e os campos de golfe estivessem cheios. Por favor não deixe que seu pais seja engolido por Liechtenstein ou pelo Vaticano, ja que não pretendo voltar. A partir de agora voces terao que se virar sozinhos".

 

 


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dica de Leitura 251 - Lampião contra o mata sete

Publiquei uma dica de leitura (número 196), onde relato minha experiência lendo o livro "Lampião o Mata Sete". Engraçadissímo o livro, bem escrito como obra de ficção...mas inaceitável como pretenso livro de história - o livro acusa, entre outros, Lampião de ser broxa, corno, travesti, homosexual e por aí vai...

Ao ler minha dica de leitura, o delegado Archimedes Marques, grande comandante da polícia sergipana e profundo entendedor do cangaço, me enviou um email dizendo que havia escrito um livro refutação a obra anteriormente mencionada, "Lampião contra o mata sete".

Email vai, email vem, o delegado Archimedes me enviou um exemplar do livro, o qual li com prazer. Embasado em profunda pesquisa histórica e em entrevistas com os mais respeitados lampionólogos da atualidade, o autor destrói sem dó nem piedade qualquer pretensão do livro anterior ter qualquer fundamento. Além de ser um tremendo desrespeito com as famílias dos que lutaram as batalhas do cangaço.

Só posso recomendar a leitura do ótimo livro do Doutor Archimedes, para todos aqueles que querem conhecer a real história do cangaço, esse capítulo tão importante da história do Brasil...e a vida de nosso grande comandante das caatingas, o sanguinário Lampião.

Dica de Leitura 250 - Carcereiros

O tema prisão me fascina no teatro, no cinema e principalmente na literatuta. Li com prazer "Estação Carandiru", até porque meu pai trabalhou com o Drauzio na Penitenciária (o Dr. Motta era advogado). Esse novo livro retrata o mesmo período e algumas das mesmas histórias, sob a perspectiva dos carcereiros, que não é muito mais feliz do que a dos prisioneiros. Bom livro, em especial para quem leu o anterior.

Dica de Leitura 249 - O Conquistador

Essa é mais uma sensacional biografia de um dos homens mais, senão o mais, corajoso, inovador, ousado, cruel, sanguinário, falso...de todos os tempos. O que mais dizer de Hernán Cortez, que queimou seus navios para seus homens não fugirem, e com seus 120 soldados ao longo de meses de intensa intriga política e batalhas crudelíssimas exterminou o império asteca de Montezuma? Uma história incrível, que o maior autor de ficção não conseguiria reproduzir. O livro é bom e vale para ter o primeiro contato com esse grande herói (ou assassino sanguinário).

Dica de Leitura 248 - Dana White, King of MMA

Essa biografia não-autorizada do cacique do UFC reconhece toda a visão, liderança e capacidade mercadológica de Dana White...porém apresenta um lado tristíssimo de um cara desajustado com péssimas relações com todos a sua volta, infeliz e que faz os outros infelizes...e o pior é que o livro é escrito pela mãe do cara. Triste por isso, mas para quem acompanha MMA, obrigatório.
Vamos lá Judocas!! IV Campeonato Sulamericano Grand Masters e Kata de Judô. Para fechar o ano com chave de ouro, a GMJB, FGJ, CBJ e Sulamericana organizam com o apoio de marketing do movimento Judô - o esporte faixa preta, a quarta edição desse campeonato. Todos lá!!!!
 
 
 
 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Dica de Leitura 247 - Código Y

Nesse livraço, Calliari e meu irmão, o espevitado Mottinha, destrincham o perfil do jovem brasileiro. Para quem tem interesses sociais, culturais ou econômicos em entender essa nova geração, leitura pra lá de obrigatória.

Muito me chamou a atenção (até por ser pai de um lindão de 3 anos) a análise que eles fazem sobre a influência dos pais na transformação dos jovens Ys no que são hoje. O excesso de diálogo, de proteção e de recompensas (por um sentimento de culpa e uma "ruptura" com o estilo dos pais dos pais da geração Y, os transformou em jovens super seguros, pouco resilientes e....quem quiser saber mais tem que ler o livro.

Primeira linha.

Dica de Leitura 246 - La Doce

Esse livro narra a escabrosa história da torcida organizada do Boca e como cresceu até esse ponto, com suas conexões políticas, mafiosas e com os dirigentes esportivos. Tem paralelo com o Brasil e algumas histórias são muito saborosas, como aquela em que El Abuelo assumiu o poder na La Doce derrotando com os punhos a facção comandada por Quique, o carniceiro (vejam os apelidos que os argentinos, sempre megalomaníacos, dão). Vale para quem quer entender de verdade o mundo e o submundo do futebol.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Compromisso

Enquanto não nos comprometermos, há vacilação, possibilidade de voltar atrás. A respeito de todos os atos de iniciativa (e criação), existe uma verdade elementar, e o fato de ignorá-la  faz com que grande quantidade de idéias e de planos esplêndidos morram: que no momento em que nos comprometemos a Providência também dá um passo adiante. Então acontecem fatos que nos ajudam a alcançar o propósito, fatos que sem aquele compromisso não teriam ocorrido. Uma corrente de acontecimentos nascida de nossa decisão gera a nosso favor toda classe de incidentes e de encontros imprevistos, uma assistência material que nenhum homem jamais teria sonhado vem em seu auxílio. Tudo o que pode fazer ou sonhar, acontece.

Goethe

Dica de Leitura 245 - A ira de Nasi

Esse livro não é muito bem escrito, mas para quem estava lá nos 80s, é obrigatório ler para entender a trajetória do Ira e do Nasi, seu vocalista. Um personagem de muitos méritos (tricolor, destemido, talentoso, intenso) e de ainda mais deméritos (viciado, traidor, envolvido com magia negra). Vai na linha, sem ser tão boa, da biografia do Lobão. Pobre paulista!

Dica de Leitura 244 - Operação Portuga

Li esse livro indicado pelo meu amigo Pinsky. Desde meu acidente não corro mais, mas quis entender a cabeça dessa turma da corrida. O livro conta a história do esforço de 3 corredores da MPR (equipe de corrida) e de seu treinador para superar o recorde da maratona da equipe, do também integrante (e mala) Portuga. Vale para quem está nessa de correr ou para quem gosta de esporte...mas o livro tem também um momento emocionante, que narra a espetacular homenagem que um dos personagens acima mencionado faz ao filho do Roger Wright, que morreu junto com o pai (e o resto da família incluindo sua esposa e seu filhinho). Por essa última parte da história, vale muuuuito. Quem ler, chora.

Dica de Leitura 243 - Heróis do Vale Tudo

Livro básico que narra a trajetória resumida de grandes heróis dos primórdios do Pride e do UFC. Para quem está se interessando por MMA agora vale. Para quem já está no meio há mais tempo, básico.

Dica de Leitura 242 - ) mais louco do bando

Apesar de destestar o Sanchez e o Corinthians, como dirigente esportivo mirim, fui "convocado" a ler seu livro. O cara é um mala, mas há interessantes conceitos políticos e de gestão que valem a pena ser lidos para quem quiser entender o futebol e a gestão esportiva....e de mais a mais, o cara ganhou tudo.

Ozimandias

Conheci um viajante de uma terra antiga que disse "Duas imensas pernas de pedra, sem tronco, jazem no deserto. Junto a elas, parcialmente afundado na areia, um rosto despedaçado, com o lábio franzido e enrugado em um sorriso escarnecedor de frio poder, demonstra o que o escultor bem intuiu tais paixões, que ainda sobrevivem, estampadas naquela coisa sem vida, a mão que as forjou e o coração que as alimentou; No pedestal há a seguinte inscrição: Meu nome é Ozimandias, rei dos reis: olhem para meus feitos e desesperem-se! Nada resta além disso. Ao redor daquela ruína colossal, ilimitada e desnuda, as areias solitárias e planas espalham-se ao longe".

PBS, 1817

Dica de Leitura 241 - Colapso

Nesse livraço, Jared Diamond (autor de armas, germes e aço) explica como fatores ambientais potencializados pela falta de visão e inabilidade sócio-cultural-econômica levaram e levam sociedades humanas ao colapso...e a partir desses estudos de caso, como devemos enxergar os desafios que a humanidade têm hoje nesses mesmos aspectos. TOP.

Dica de Leitura 240 - A bola não entra por acaso

Esse livro, que comprei sem maiores pretensões é sensacional. O autor, que foi VP do Barcelona, conta a trajetória de sucesso na gestão do clube (o que por si só é sensacional para quem gosta de futebol) e explica como obteve isso a partir das mais TOPs técnicas de gestão. Obrigatório para amantes do futebol e administradores.

Treinos Grand Masters por todo o Brasil - Artigo Revista Budô

A Associação de Grand Masters e Kodanshas de Judô do Brasil (GMJB) continua trabalhando duro para desenvolver o Judô Grand Master e o Kata no Brasil. Com o objetivo de ter o Judô número 1 do mundo nessas categorias e especialidades, a GMJB agora apoia e promove treinamentos específicos em todo o Brasil. Leia abaixo o artigo publicado na Revista Budô número 7, sobre os treinos que já estão sendo realizados com força total. Vamos lá minha gente, a meta é ambiciosa (mas como dizia o poeta RR, "Como chegar até as nuvens com os pés no chão?"), mas o Brasil caminha a passos largos nessa direção Boa leitura!
 
 
 
 
 


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dica de Leitura 239 - The fine print of self publishing

Para quem quer escrever seu livro e não conseguiu ser publicado por uma grande editora (ou não quis, pois sabe que seria um título para lá de secundário no catálogo, em especial autores iniciantes), esse livro dá o be a bá da publicação própria (self publishing) e analisa as melhores editores com esse perfil dos EUA - até isso é legal para avaliar a qualidade da editora que escolheu no Brasil.

Lançamento Código Y



Pessoal, convido a todos para o lançamento do livro do meu espevitado e serelepe irmão mais novo. Após duas décadas militando em marketing em empresas, agências e no seu próprio empreendimento, ele lança com seu sócio Calliari um livro sobre o qual ele é o maior especialista do Brasil: o jovem. Para quem quer entender essa molecada que está aí, leitura obrigatória. Todos lá!

Dica de Leitura 238 - Guerreiros de Hitler

Esse bem escrito livro traça o perfil de 6 grandes comandantes nazistas. Todos os seis tinham seus méritos que foram maculados pelo apoio que deram ao regime e aí residiu sua tragédia. Por trás da grande virtude da lealdade, houve o suporte de um regime demoníaco. Vale para conhecer a história de Rommel (Raposa do Deserto), Keitel (o bobalhão de Hitler), Von Manstein (o maior estrategista alemão), Paulus (o derrotado de Stalingrado), Udet (o maior aviador desde o Barão Vermelho), Canaris (o espião, que usou sua influência também para fazer o bem). Vale.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dica de Leitura 237 - A História da SS

Esse livro (mal escrito) por Nigel Cawthorne, vale a pena ser lido não pelo estilo e pela organizaçao do mesmo que é muito fraca, mas para entender o papel que a SS teve na II Guerra. Sem sombra de dúvida, os mais macabros e destemidos guerreiros dos últimos mil anos. Para conhecer sua formação, desenvolvimento, vitórias e crueldades.

Dica de Leitura 236 - O Conde Ciano

Quando li a biografia de Mussolini me interessei pela vida de Galeazzo Ciano. Mesmo um Vitor Hugo teria dificuldade em sonhar com uma história tão trágica e repleta de reviravoltas quanto a desse personagem. Casado com a filha de Mussolini, ascendeu aos mais altos postos da hierarquia fascista, combateu com coragem em diversos países, apoiou a assinatura do pacto de aço com a Alemanha, era fútil, volúvel e vivia cercado por pseudo-admiradores e admiradoras. Quando a guerra começou a ser perdida, se voltou contra o sogro, tramou a derrubada dele, foi preso por isso, se reconciliou com Mussolini, mas ainda assim foi julgado por insistência dos alemães e finalmente fuzilado. Uma personagem trágica, envolvida em acontecimentos de muito maior envergadura do que era capaz de suportar. E assim não somos todos nós?

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dica de Leitura 235 - Memórias de Jigoro Kano

Esse livro que Brian Watson escreve a partir do estudo de  palestras e textos escritos pelo próprio Jigoro Kano, é leitura obrigatória para quem pratica judô ou se interessa por artes marciais. Com uma leitura leve e fácil é possível entender o contexto em que o judô surgiu, como se desenvolveu....me chamou especialmente a atenção, como administrador, as estratégias organizacionais e de marketing desenvolvidas para consolidar e expandir o judô. Kano era também um exímio cartola. Em tempos de (des)organização para a Copa e para a Olímpiada, todos os pseudo-dirigentes esportivos deveriam ler esse livro.

Dica de Leitura 234 - Lance Armstrong

Em dias onde Armstrong está no inferno, já que teve todos os seus títulos cassados em função de consumo (e tráfico) de esteróides, resolvi reler sua história...e é impressionante o que esse cara viveu. De campeão mundial, a desenganado pelo câncer, sua recuperação, depois a conquista da medalha olímpica e dos Tour de France, sua fundação (quem não usou a pulseirinha live strong?). E agora isso.

Sabe que lendo o livro e suas entrelinhas, vejo que ele não se posiciona contundentemente contra o doping e até simpatiza com ciclistas que foram pegos. Minha intuição é que ele se dopou mesmo. Mas daí as acusações que ele forjou o câncer...história para lá de complexa, difícil mesmo. 

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dica de Leitura 233 - A dança dos dragões

Esse quinto exemplar das "Crônicas de Gelo e Fogo" saiu, e algo inusitado aconteceu: esqueceram um capítulo...aí o livro teve que ser recolhido (que prejuízo) e finalmente chegou a edição completa. Como os demais, ótima leitura, repleta de reviravoltas na complicada e empolgante guerra pelo trono de Westeros. Taí uma série que tem que ser lida inteirinha...

Dica de Leitura 232 - A proxima década

Esse livro foi escrito pelo estrategista militar que escreveu "Os próximos 100 anos". Enquanto esse foi sensacional (e delirante), "A próxima década" ainda que interessante é muito mais previsível e fica com jeito de análise de Veja...talvez não pudesse ser diferente, pois cenários por demais inovadores seriam impossíveis de se realizar em espaço de tempo tão curto. Para quem leu o primeiro....e para quem quer ler uma boa análise do que pode ocorrer nos próximos 10 anos. Sem maiores pretensões.

Dica de Leitura 231 - The voice of reason

Bom, o Anderson Silva infelizmente se tornou o maior mascarado do MMA e do esporte nacional e com isso, milhares de brasileiros torceram para o Sonnen. E só não foram milhões de brasileiros porque o trash talk dele enfureceu muitos pseudo-patriotas. No seu livro, Sonnen se mostra não apenas um grande lutador de luta olímpica e de MMA e rei do trash talk, mas também um cara inteligentíssimo, defensor da extrema direita americana. O livro é de chorar de rir na sua maior parte, mas dá bons insights sobre luta, como quando ele explicado do que é feito um lutador:

"The whole peaceful warrior/I consider this a sport/I have no anger act is a complete fraud, a construct; it is as artificial as a Mardi Gras parade float, and just as fragile.
Peaceful people do peaceful work.
Peaceful people dig wells in third world villages.
Peaceful people become Doctors Without Borders.
Fighters fight for a reason.
If you have no anger, if you have no rage, it is next to impossible to fight successfully against people who do have anger and rage".

É, o cara sabe do que está falando. Eu sei disso.

Dica de Leitura 230 - Death Clutch

A biografia do Brock Lesnar me levou a concluir que por mais débil mental que um lutador seja, sua vida sempre é única e interessante. Um grande lutador de luta olímpica, que abandona tudo para lutar lutas de marmelada, que abandona tudo para lutar MMA...e que se dá bem em todos esses campos, pelo menos de um ponto de vista financeiro. E mostra a mentalidade nua e crua de um gladiador. Nada de valores orientais de autoconhecimento das artes marciais japonesas, apenas sangue nos olhos e disposição para treinar, e fazer um trash talk bem trash entre uma luta e outra.

Dica de Leitura 229 - Becoming the natural

Essa é a biografia do "Capitão América", Randy Couture. Não só ele é um cara legal, que assume seus erros pessoais (que não foram poucos) e melhora sempre, como foi um grande lutador de luta olímpica e um cara que teve a inteligência e habilidade estratégica para desenvolver treinos específicos para MMA, combinando diferentes lutas, sparrings, estratégias...enfim, um inovador e estrategista, que se não houvesse existido teria atrasado em algumas décadas o desenvolvimento do MMA, não de um aspecto apenas de espetáculo mas sim técnico. Vale.

Dica de Leitura 228 - O chamado da selva

Ganhei esse livro do treinador dos meus cães, Guto. Mais uma obra prima do incrível Jack London - marinheiro, mineiro, empresário, pescador, autodidata...viveu 10 vidas nos seus 40 anos e escreveu clássicos, como um dos meus all time favourites, O Lobo do Mar. No Chamado das Selvas, o protagonista é um grande cão, que em sua vida passa de cão de companhia, para cão de trenó, para finalmente se integrar aos lobos e viver a vida selvagem. Uma forma lúdica de prestar uma homenagem aos espíritos livres e a vontade de viver, na melhor tradição schopenhaueriana e nietzscheniana. Sensacional.

Dica de Leitura 227 - Duplo Dexter

Bom, assumo que sou fã da série de livros e na TV de Dexter, o impagável serial killer por quem todos torcemos. Nesse novo livro da série, a identidade dele é descoberta...por outro serial killer. E entre trapalhadas e mortes o bom e velho Dexter vai usar toda sua astúcia e maldade para derrotar seu inimigo íntimo. Para fãs.

Dica de Leitura 226 - Getúlio

Pessoal, Lira Neto foi o assistente do magistral Fernando Morais e tem uma carreira solo sensacional, que o diga a biografia do Padre Cícero que ele escreveu e que eu adorei. Agora ele apresenta o primeiro volume da biografia do GV, alguém por quem eu tenho carinho especial (Geveniano, né), e também muitas histórias familiares, afinal a família da minha mãe e do meu pai combateram contra o governo no distante 1932. E esse primeiro volume não decepciona e mostra o político matreiro, o coronelzinho que virou coronelzão e diversos episódios surreais por que passou Getúlio até ele assumir o poder. Para entender o Brasil e se divertir, vale.

Dica de Leitura 225 - Heart for the fight

Esse livro é a biografia de Brian Stann, fuzileiro naval americano, herói de guerra no Iraque que após cumprir seu serviço militar passa a se dedicar ao MMA. Histórias de combates épicos nas areias do Iraque e nos cages de MMA. Como todas as profissões, há de tudo, mas Stann é um lutador que poderia ser um soldado romano da época de ouro do império. Estóico, líder, humilde...certamente não existe dois dele. Para quem acompanha o MMA e está cansado do trash talk, tem que conhecer o All American Stann.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Trabalho Trade Marketing - SEMEAD 2008

Para quem se interessa por Trade Marketing, segue link para o trabalho apresentado no SEMEAD (USP) 2008 em conjunto com os professores Claude Machline (EAESP/FGV) e Neusa Santos (PUC-SP). Boa leitura!

Trade Marketing no Semead

Menção Honrosa ABPmarketing 2012

Menção honrosa da ABPmarketing 2012. Um reconhecimento muito legal por 22 anos de militância em marketing, vendas e trade marketing!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Artigo 24 - Preparação para Competições Grand Masters – Organize-se!


Publicado - www.judo-grandmasters.com.br
Autor - Rodrigo Guimarães Motta - Faixa Preta 5 DAN e diretor de marketing da Associação de Grand Masters e Kodanshas de Judô do Brasil
Data - 2012

Como foi escrito no primeiro artigo publicado por este autor no site da GMJB, para que a associação atinja seu objetivo de tornar o grand másters do Brasil o número 1 do mundo, é necessário que cada atleta individualmente faça a preparação adequada para poder ter uma performance excelente e assim obter a sua medalha. A soma das medalhas individuais irá permitir que o Brasil passe do atual quarto lugar entre os grand másters do mundo para a sonhada primeira colocação. E não se engane quem pensa que uma eventual primeira colocação no Brasil é sinônimo de meta atingida, pois esse evento contará certamente com um número alto de atletas brasileiros e poucos dos campeões europeus e asiáticos virão até aqui em função dos altos custos envolvidos. Se ganhar esse ano, o Brasil ainda terá que vencer no ano seguinte para demonstrar o sucesso do trabalho desenvolvido por todos os praticantes e pela GMJB.

Para que cada um possa obter sua performance máxima, foram elencados três pontos fundamentais: organização, preparação e concentração. Nesse artigo o destaque será para organização. Quem acompanha o judô grand másters observou que organização nunca foi o forte da categoria e esse ano uma série de “cabeçadas” deixaram a coisa ainda pior. Pode-se destacar as sucessivas mudanças de data do campeonato mundial, as mudanças de data do campeonato brasileiro (que foi finalmente agendado para o mesmo final de semana do sulamericano), o fato do sulamericano ocorrer após o mundial em função do anteriormente exposto…enfim o planejamento fraco dos dirigentes tornou ainda mais difícil que cada atleta tenha a preparação ideal para o Mundial. Frente a esse cenário, recomendo que os atletas que enfrentarão essa batalha tomem os seguintes cuidados para poderem ter a melhor performance possível:

1. Calendário: Revejam o calendário mais atualizado disponível e programem a participação no maior número de competições possível, de forma a pegar o ritmo e a adrenalina necessária para ter uma boa atuação em uma competição de alto nível. Com todas as revisões do calendário, chequem as datas mais atualizadas e programem dias de férias que serão necessários para que sua presença esteja garantida. Recomendo que façam as reservas de passagens aéreas e hotéis com a maior antecedência que puderem, assim os custos ficarão muito menores;

2. Regulamento: Principalmente para àqueles que ainda não competiram em 2012, vale a pena consultar as regras mais atualizadas do judô, para que ninguém seja pego desprevenido. Desde as dimensões do judogi, o local de colocação dos patches, até quais técnicas podem ser aplicadas e quais foram proibidas. Em anos recentes as regras do judô sofreram uma verdadeira revolução e não vale a pena desperdiçar toda uma preparação pelo desconhecimento das mudanças que ocorreram;

3. Competidores: Ao analisar os resultados das competições oficiais de grand másters que ocorreram em anos recentes, fica claro que cada categoria possui o seu top 10, que são aqueles atletas que estão sempre competindo e conquistando medalhas em cada categoria. Consulte os resultados, selecione quem serão os seus principais oponentes e utilize o youtube para conhece-los. Há tempo e recursos suficientes para preparar um plano de batalha adequado a cada um dos atletas que você vai enfrentar.

4. Inscrições: Não deixe nada, mas nada para última hora. Faça as inscrições tão logo isso seja possível. Muitas vezes o pagamento e o envio de dados deve ser feito pela internet e já observei em muitas competições passadas atletas que acharam que estava tudo OK e foram surpreendidos pois não souberam realizar os trâmites burocráticos no tempo e da forma mais adequada. Uma vez realizada a inscrição, acompanhe as confirmações on line também.

Muito mais pode ser dito sobre como se organizar para o Mundial e para as demais competições grand másters que ainda vão ocorrer em 2012 (e nos anos que virão), mas espero que essas quatro dicas sejam úteis para aqueles que planejam competir no brasileiro, panamericano, sulamericano e mundial que irão ocorrer no segundo semestre. Vale ressaltar que todos esses pontos de atenção valem também para aqueles que competem no kata – infelizmente esses problemas acontecem também nas competições de kata e são até agravados coma decisão tomada esse ano de que as competições de kata não ocorram nas mesmas datas que as competições de grand másters. Não só porque sempre ocorreram juntas, mas também porque não houve uma explicação nem um destaque para essa alteração e porque muitos atletas que competem no grand másters também competem no kata. Mas, se maior é a adversidade, maior ainda deve ser a organização.

Vamos trabalhar duro para atingir as metas da comunidade grand másters. Isso irá com certeza gerar a satisfação individual e coletiva do dever cumprido e também fornecerá um benefício para toda a sociedade que é ter uma geração madura e atualizada à frente do judô brasileiro, dando melhores orientações e incentivos e servindo como exemplo para os novos praticantes e simpatizantes do judô, que a seu tempo conquistarão grandes vitórias para o Brasil e servirão com exemplos para outras gerações, num genuíno círculo virtuoso.

Em breve serão publicados os artigos sobre preparação e concentração. Vamos em frente.

Rodrigo Guimarães Motta
Diretor de Propaganda & Marketing – GMJB

Sobre o autor:

Formado em administração pública pela EAESP/FGV, pós-graduado em administração com ênfase em marketing pela FAE/CDE-PR. Possui MBA em área de concentração em varejo pela FEA/USP e é mestre em administração pela PUC-SP. É co-autor dos livros Estratégias de marketing para varejo (Editora Novatec, 2007), "Trade marketing: teoria e prática para gerenciar os canais de distribuição" (Editora Campus, 2008), "Esportismo: valores do esporte para a alta performance pessoal e profissional" (Editora Gente, 2010) e "Cartas de um amor à moda antiga" (Editora Porto de Idéias, 2008). 

Faixa preta 5º DAN, campeão panamericano master, tricampeão sul-americano master, tetracampeão brasileiro máster, tricampeão paulista máster, seis vezes campeão paulista universitário, e detém vários outros títulos. No jiu-jítsu também é faixa preta, já foi campeão mundial master e tricampeão do Internacional Máster & Sênior.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Dica de Leitura 224 - Civilização

Esse é o novo livro de Niall Ferguson, que já esteve nas dicas de leitura com "Império" e "Colosso". Ele analisa os motivos da civilização ocidental ter superado e dominado a oriental nos últimos 500 anos. Em resumo, ele aponta 5 causas: a competição, a ciência, os direitos de propriedade, a medicina, a sociedade de consumo e a ética do trabalho. Leitura interessante, embasada em pesquisa histórica e ótimos argumentos. Por último, sem querer dar uma de futurólogo, o autor explora quais são as fraquezas da civilização ocidental no momento presente, em especial em relação à China, que podem fazer a história mudar daqui pra frente.

Dica de Leitura 223 - The time of my life

Esse livro é a autobiografia de Patrick Swaize, escrita quando ele já estava com câncer pancreático. Para quem esteve lá nos 80s e vibrou com Dirty Dancing e Ghost, e principalmente com Point Break, vale a pena.

Também é legal ver o cara como ele é, com suas contradições: casado com apenas uma mulher (e o cara era o PS), não conseguiu ter filhos, a sensação de ser desajustado, que o fez entre outras coisas mergulhar no alcoolismo, seu amor incondicional pela família e pelos cães, sua carreira que começou com aqueles musicais enlatados e sua luta para fazer algo que valesse a pena...

Enfim, um cara simples, humano, que chegou lá e que foi muito cedo. Vaya con Dios, amigo.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Lattes RGM

Para quem quiser conhecer os estudos, os trabalhos (e aí inferir vitórias e trapalhadas) do autor desse humilde BLOG, segue o link para meu Currículo Lattes (currículo on line para professores e pesquisadores, seguindo o padrão estipulado pelas leis brasileiras).

Lattes Rodrigo Guimarães Motta

Vídeo Lançamento "Trade marketing: teoria e prática para gerenciar os canais de distribuição"


Vídeo que documenta o lançamento de meu primeiro livro, "Trade marketing: teoria e prática para gerenciar canais de distribuição", escrito em co-autoria com os professores doutores Francisco Serralvo e Neusa Santos e lançado na Bienal do Livro de 2008. A todos que prestigiaram esse dia incrível, o meu muuuuuuito obrigado!

Lançamento Trade Marketing

Programa Suando a Gravata


Nesse programa, que foi ao ar em 2007 divido os aprendizados obtidos no Jiu Jitsu com meu mestre Max Trombini e o que eles contribuíram para meu desenvolvimento na carreira (e nos tatames).

Natal na Monte Azul 2007

Esse registro fotográfico em vídeo conta a incrível experiência de um time de amigos que decidiu tornar o Natal das crianças da Comunidade Monte Azul em São Paulo especial...mas mal sabiam eles que a pureza das crianças e os ensinamentos da líder da comunidade, Ute Kraemer, iria reservar muitas surpresas e alegrias para eles!

Natal na Monte Azul 2007

Dica de Leitura 222 - Morte dos Reis

Esse é o sexto livro das "Crônicas Saxônicas", que contam a história do sanguinário nobre Uthred, que combate pelo Rei Alfredo e por seus descendentes para unificar a Inglaterra medieval. Tudo bem que Bernard Cornwell é o melhor autor de romances históricos de guerra e Uthred é provavelmente seu mais sanguinário e simpático personagem, mas já há uns 2 livros a série demonstra sinal de cansaço (como aconteceu com Sharpe).

No livro, mais uma vez, Uthred deve se erguer contra os inimigos vikings e traidores do seu próprio país, ainda mais perigosos com a morte do Rei Alfredo.

Cansativo, mas Cornwell é Cornwell então sempre vale.

Dica de Leitura 221 - Desde que o samba é samba

Esse livro é uma narrativa solta (sem personagem principal, com um começo indefinível e um fim que poderia ser um meio) do autor de Cidade de Deus. Não dá para se empolgar com os personagens, mas vale a pena para entendermos como surgiu o samba no Brasil e as diversas influências que o compuseram...além de poder sentir um pouco como era a vida no Rio no início do século passado. Para quem gosta de samba.

Dica de Leitura 220 - A menina que não sabia ler

Esse livrinho é aterrorizante. A partir da visão de uma adolescente orfã, vamos entendendo suas dúvidas e amarguras, presa a uma velha mansão decadente com seu irmãozinho e empregados frios e distantes...mas nada é o que parece ser, e muito sofrimento por mãos infantis irá acontecer naquela casa...Terror TOP.

Dica de Leitura 219 - O Ramo de Prata

Esse livro é uma continuação de "A águia da nona" e conta as peripécias de 2 jovens amigos na defesa do decadente Império Romano no que é hoje a Inglaterra. Uma aventura leve e despretensiosa, mas que vale para quem gosta de histórias sobre o império....e para entender o ritmo decadente que terminou com os romanos.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dica de Leitura 155 - Maioridade Penal

Para quem gosta de futebol e do SPFC, esse livro narra os 18 anos de carreira de Rogério Ceni (completados em 2008). É super legal ver um cara totalmente diferenciado desses pagodeiros psicopatas que andam por aí: sempre jogou no mesmo time, sempre treinou mais do que todos os outros, sempre teve a humildade de aprender com grandes mestres como Telê e Muricy...

Não por acaso conquistou o que conquistou. Deve ser lido para jogadores em início de carreira, e por todos que almejam construir uma vida digna...e vitoriosa> PQP...é o melhor goleiro do Brasil!!!

Dica de Leitura 218 - As Crônicas de Gelo e Fogo I a IV

Confesso que fui meio preconceituoso e demorei a comprar e ler as Crônicas de Gelo e Fogo. Essa história de "Fantasia" não me empolgou muito...mas acabei vendo em DVD a primeira temporada...e logo estava devorando esse série. Em linhas gerais, em um reino far, far away, a súbita morte do rei Robert Baratheon inicia uma luta pelo poder entre os principais nobres: Lannister, Stark, Greyjoy, Thargerian,...que ainda são ameaçados por zumbis e por dragões.

As disputas pelo poder são sensacionais e os persoinagens são muito bem construídos. Como não gostar de Tyrion, o anão e odiar Cersei, a rainha? O incrível foi que quando fui adquirir o quinto livro, o mesmo havia sido recolhido pois a editora...havia esquecido de colocar o capítulo 26!!! Erro grotesco, que segundo o livreiro que me atendeu custou mais de um milhão de reais à editora e algumas cabeças....o duro é esperar até o dia 02 de Agosto pelo livro...

Mas vale demais a pena. O inverno está para chegar. Go Starks. Go Winterfell.

Dica de Leitura 217 - Lições de Garra, Fé e Coragem

Esse livro, escrito por Vitor Belfort, faz a linha de auto-ajuda - o que ele aprendeu nas lutas pode servir para o crescimento pessoal do leitor. Ainda que por vezes seja chato aguentá-lo citar Deus em todos os parágrafos e parábolas infantis da bíblia, uma leitura atenta mostra nas entrelinhas o que o tornou um vencedor no que faz: capacidade de dar a volta por cima quando enfrentou grandes obstáculos, apoio dos familiares e amigos mais próximos, visão muito clara e muito lúcida das pessoas e do ambiente à sua volta (quando ele conta que não dá um apartamento para a mãe porque não é o marido dela e que ela deveria reclamar menos da sua situação e seguir com a vida, isso choca, mas não é verdade?).

Para quem gosta de MMA e esportes, vale.

Dica de Leitura 216 - Got Fight?

Esse livro, em inglês, escrito pelo lutador de MMA e do UFC Forrest Griffin, é divertidíssimo. Ele mescla ao longo do texto sua biografia, dicas de luta, as idiotices que volta e meia ele mesmo comete e ainda dá dicas de como, por exemplo, não ser "raped" na prisão. Só para quem gosta mesmo de MMA, mas que é de chorar de rir, é.

Dica de Leitura 215 - Anderson Spider Silva

Biografia do Spider, lançada para aproveitar a febre do MMA e do UFC no Brasil. Confirma meu feeling que o Spider é um grande lutador (ainda que essa última luta dele foi muito duvidosa, me lembrou o Astros do Ring), mas não é uma pessoa a se admirar. Chega a admirar a franqueza com que ele relata momentos de covardia, de virada de casaca em sua trajetória. Por isso vale a leitura, há uma dose de sinceridade na história e ajuda a entender melhor o MMA.

Dica de Leitura 214 - Um místico brasileiro

Mais uma história da Guerra de Canudos, escrita por um autor inglês, vivido por suas passagens pelo Brasil e fortemente apoiado na leitura dos Sertões. Um livro correto para quem quer entender a história e o contexto cultural da época (ex. o preconceito absurdo aos sertanejos), além de conter alguns belos trechos, como esse:

"Assim, uma vez mais, perdido no coração do sertão, estava montado o cenário para a velha contenda entre as forças representantes da lei e da ordem e o mundo antigo, em que cada homem era sua própria lei - o mundo do mito e dos prodígios, dos profetas e dos milagres. O velho e o novo estavam frente a frente diante de Canudos: um, selvagem e brutal, mas não envergonhado minimamente; o outro, pintado com listras descombinadas de cores, onde o Progresso, a Humanidade e a Tolerância estavam escritos em grandes letras. De um lado, uma alcatéia de lobos, e, de outro, um submarino carregado com torpedos e minas".

Genial.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Bungee Jump

Bungee Jump na Nova Zêlandia - Sangue no olho e faca na caveira!

http://www.youtube.com/watch?v=TdM06pOW2S4&feature=channel&list=UL

Vídeo Esportismo


Vídeo que resume os principais valores do Esportismo, conceito desenvolvido em conjunto com o Dr. Wagner Castropil e publicado em livro (Esportismo - valores do esporte para a alta performance pessoal e profissional. Editora Gente, 2010). Segundo o Esportismo, os valores do esporte (atitude, visão, estratégia, execução e teamwork) podem ser aplicados à vida profissional e pessoal para que cada um obtenha ainda mais resultados naquilo que se propõe a fazer. Quem gostou, procure o livro nos sites das melhores livrarias ou da editora Gente!

http://www.youtube.com/watch?v=HFJBMMpWWlQ&feature=g-upl

terça-feira, 3 de julho de 2012

MFJJ no Lance!

No Lance do hoje (03/07/12), o MFJJ (Movimento Fora Juvenal Juvencio). Apos o retumbante sucesso nas redes sociais, o movimento ganha a grande midia. Com o unico objetivo de restabelecer as glorias do tri-campeao mundial, vamos em frente!



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Centro Velho de São Paulo & Trovadores Urbanos

Vídeo da visita dos Trovadores Urbanos ao lançamento do livro "Centro Velho de São Paulo: 450 anos de história", escrito por minha muito amada avozinha Lais Barros Monteiro Samarão Guimarães em 2005. Já muito velhinha, ainda teve disposição para enfrentar o desafio de escrever um último livro. Quem tiver interesse no livro, é só encomendar comigo, nos sites das melhores livrarias ou no da Editora Scortecci! Te amo vozinha.

http://www.youtube.com/watch?v=p7O5ftotYvA&feature=plcp

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Lançamento Oficial ABPMarketing





A Associação Brasileira de Profissionais de Marketing (ABPMarketing) será lançada oficialmente na noite de 21 de junho, em São Paulo. A entidade chega ao mercado com a proposta de representar aqueles que atuam profissionalmente com Marketing, bem como universitários e pesquisadores do meio. O evento servirá de palco, ainda, para as homenagens que a instituição vai outorgar a profissionais do ramo.  

O encontro da ABPMarketing será abrigado no auditório principal da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) (avenida Paulista, 1.439, 6º andar). O início está previsto para as 19 horas, quando será servido um coquetel de boas-vindas aos pouco mais de 200 convidados que devem marcar presença na cerimônia. A apresentação institucional da entidade promete ser um dos pontos altos do evento, que também abarcará o reconhecimento a especialistas que, não de hoje, se destacam nos mercados de Marketing, publicitário e de gestão no Brasil.   

Entre os que serão agraciados com Menção Honrosa pela ABPMarketing, estão nomes do calibre de Silmara Olívio, da Coca-Cola Brasil, Rodrigo Guimarães Motta, da Nutrimental, Luiz Claudio Zenone, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, entre outros.


sábado, 12 de maio de 2012

I Treino Grand Masters SP

Todos os guerreiros e guerreiras estão convidados a participar no dia 26-05-2012 (Sabado) as 10:00 hs (manhã) na AAAOC – Associação Atletica Academica Oswaldo Cruz (Medicina USP) do primeiro treino para Grand Masters de Judô organizado pela GMJB.

Venham participar, rever os amigos, fazer um treino para tirar a ferrugem ou para os mais entusiasmados fazer os preparativos finais para a primeira competição oficial do ano 2012.

Local……….: AAAOCAssociação Acadêmica Oswaldo Cruz (Medicina USP)
Rua Artur de Azevedo, Nro 5.
Travessa da Teodoro Sampaio e Proximo ao Metro Clinicas.
Horario……: Das 10:00hs as 12:00hs;
Professores: Luiz Alberto do Santos e Mauricio Kawahara

Um grande abraço a todos…

Diretoria GMJB

sábado, 5 de maio de 2012

Bazar Dia das Mães 2012

Pessoal,

Dias 05, 06 e 12 de Maio das 10:00 às 19:00 horas na Rua João Simião 74 a Sintya irá realizar um Bazar do Dia das Mães (convite em anexo) com peças criadas por ela de artesanto mineiro. Todos estão convidadíssimos para conhecer o trabalho...e tomar um café e um pão de queijo, uai! Não deixem de convidar os amigos também.

domingo, 29 de abril de 2012

Dica de Leitura 213 - Entendendo Jung

Da mesma coleção da dica de leitura anterior, esse livro nos dá uma introdução ao pensamento de Jung via uma divertida história em quadrinhos. CJ, que foi discípulo e melhor amigo de Freud, rompeu com esse e evoluiu por uma outra linha de raciocínio, que desenvolveu os conceitos dos arquétipos que povoam o inconsciente coletivo, e por aí vai...como fiz (faço) análise há 14 anos, conhecer um pouquinho da teoria não só é válido como divertido e inspirador. Recomendo esse também, até porque CJ foi ainda mais radical e transgressor que SF.

Dica de Leitura 212 - Entendendo Freud

Bom, já se fazem muitos anos desde que li Freud no original na faculdade. Esse divertido livrinho é de uma coleção que apresenta no formato de história em quadrinho o pensamento desse (e de outros) gigante, que nos fez a primeira grande explicação de como funciona a mente humana. O ego, o super ego, o id....os complexos de Édipo, de Electra....Para quem quer se apresentar ao velho SF ou dar uma relembrada leve, vale.

Dica de Leitura 211 - Entre meu filho e eu, a Lua

Estive recentemente em Punta Del Este e me apaixonei pela Casa Pueblo. Gostei muito também das obras de arte de seu criador, Carlos Paez Vilaró. Mas ao tomar conhecimento, durante a visita, que Vilaró é pai de um daqueles meninos uruguaios que jogavam rugby e cujo avião caiu nos Andes....comprei um exemplar na hora desse livro (e autografado!) onde Vilaró narra como foi sua luta procurando o filho amado perdido nas montanhas. Um testemunho incrível de amor, de perseverança...quem é pai pode entender perfeitamente. Livraço.

Dica de Leitura 210 - De olho em Lampião

Esse livro narra a vida e a morte de Virgulino Ferreira o Lampião e o contexto histórico em que o cangaço surgiu, floreceu e depois acabou. Para quem deseja conhecer o básico do personagem ou se preparar para o vestibular, OK. Básico do básico, mas honesto.

Dica de Leitura 209 - Filho teu não foge à luta

Primeiro livro nacional que explica as origens do MMA. Dos desafios da família Gracie, aos primeiros UFCs, o Pride, o segundo momento dos UFCs com a Zuffa....para quem gosta do tema e esse é o meu caso. um livraço. Para entender o contexto histórico e a psicologia e filosofia desses guerreiros. Que hoje são ídologos globais, mas que tem o sangue no olho e a faca na caveira, como deve sempre ser.

Dica de Leitura 208 - Guia Politicamente Incorreto da Filosofia

A editora, na seara dos bens sucedidos guias politicamente incorretos de história, publica esse, escrito pelo terrível Pondé. Ainda que o livro requente as críticas do filósofo ao "politicamente correto", já apresentadas em livrosd anteriores, gostei da valorização da ética guerreira, onde o autor utiliza Patton como símbolo (aí gostei mais ainda). Mas que é realmente o fim da picada andar de bicicleta e fazer yoga e com isso achar que está construindo um mundo melhor...Boa diversão.

Dica de Leitura 207 - Honoráveis Bandidos

A Geração Editorial publica livros duríssimos, como esse e "Privataria Tucana". A dúvida é comoos autores não são processados e condenados a prisão pérpetua. Nesse livro, a roubalheira horrorosa do clã Sarney nos é apresentada sem dó nem piedade. E pensar que isso foi presidente do Brasil...

Dica de Leitura 206 - O último duelo

Livraço. História verídica, onde o nobre Jean de Carrouges desafia Jacques Le Gris para um duelo mortal, acusando-o de ter estuprado sua esposa. Foi o último duelo sancionado pelo rei, em plena Guerra dos Cem anos. E Carrouges tinha responsabilidade dobrada, afinal se perdesse sua esposa também seria considerada culpada de falso testemunho e seria queimada viva. Emoção até o final, ou até o vencedor se levantar e bradar na arena: "Ai-je fait mon devoir"?

Dica de Leitura 205 - O Dossiê Odessa

Um FF datado, afinal a cortina de ferro caiu...mas uma boa história onde os ex-SS se unem em um plano maligno para destruir Israel - produzindo bombas para os arqui-inimigos árabes. Não é um "Meninos do Brasil", mas tem uma boa dose de adrenalina e um bom contexto histórico como o autor sabe fazer.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Reportagem Revista Budô - Site da Associação de Grand Masters & Kodanshas de Judô do Brasil!

Pessoal, na última edição da Revista Budô foi publicado uma reportagem sobre o site da Associação de Grand Masters & Kodanshas de Judô do Brasil. Para quem gosta de esportes em geral e judô em particular, não deixem de ler a reportagem...e acessar o site, que visa prestar um serviço TOP para os praticantes grand masters do Brasil. A associação avança solidamente para transformar o grand masters do Brasil no número 1 do mundo.



Reportagem Budô Abril 2012 - ESPORTISMO



Pessoal, mais uma reportagem muito especial publicada sobre o livro "Esportismo - valores do esporte para a alta performance pessoal e profissional", escrito em co-autoria com Wagner Castropil, que saiu na Revista Budô de Abril 2012. Convido meus amigos a lerem a reportagem....e se tiverem interesse sobre o tema, a adquirir o livro!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dica de Leitura 204 - Clint Eastwood nada censurado

Para quem cresceu vendo o todo poderoso CE, ótimo livro para entender um pouco mais do cara. Que é O CARA. Sua evolução como ator, de seriados televisivos para Gran Torino, passando por Dirty Harry, seus heróis do faroeste...sua evolução como diretor, chegando a apoteose de "Imperdoáveis" e "Menina de Ouro"...um gigante. Para mim o melhor ator e diretor vivo.

O livro conta como foi a formação empírica do artista e suas características singulares, como as filmagens de um filme inteiro em um só mês. E coloca luz no lado sombrio de CE, que financiou mercenários para resgatar soldados presos no Vietnam, teve relacionamentos múltiplos, filhos múltiplos, abortos múltiplos...e foi capaz de deixar mais de um de seus grandes amores na rua da amargura. E fez o mesmo com grandes amigos e parceiros de trabalho. Um cara muito poderoso, mas (e por isso) capaz de muitas e grandes maldades.

Dica de Leitura 203 - Doutor Goebbels, vida e morte

É difícil ter uma visão isenta dos líderes nazistas, responsáveis pelas maiores atrocidades da história da humanidade. Esse livro não nega os crimes nazistas e podemos ver como Goebbels não só tinha todos os valores mais perversos do Nazismo, como também usou seu gênio para criar o mito AH que fez com que a Alemanha permanecesse na guerra mesmo quando tudo estava perdido.

Dito isso, em uma época onde nada se sabia de propaganda, o Doutor em Filosofia Goebbels inventou a propaganda moderna e o marketing político e conduziu o nazismo ao poder. Um gênio, que coloca Olivettos, Guanaes e o resto da patota como meros estagiotários.

Marca também o triste fim da família, que nos últimos dias do bunker se mata (o casal) e assassina os 6 filhos inocentes. Como pai, fico com uma tristeza infinita por essas pobres almas desperdiçadas.

Ótima leitura, para se ler com distanciamento.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Dica de Leitura 202 - Candomblé da Bahia

Nesse livro, a prática precedeu a teoria. Após uma semana de muito trabalho em São Salvador, fui com meu irmão (grande incentivador e estudioso do tema), muié e filhão para uma roça na periferia de Salvador. Lá os búzios foram jogados para cada um de nós pela equede, a ialorixá recebeu sua criança, tudo isso sempre muito bem atendidos e recebidos pelos iaôs. Fiquei pasmo com a riqueza cultural que integra o sincretismo baiano e pude entender porque gigantes como Jorge Amado se renderam a poesia e a força do Candomblé. Na primeira livraria que passei na Praia do Forte, só pude comprar esse simpático livrinho para entender o contexto da extraordinária experiência que passei.

E sigo a jornada, agora acompanhado pelo jovem guerreiro Oxagiam, tendo os auspícios da fortuna que abençoa quem tem orinege ao seu lado (Oxossi e Ogum), casado com a bela e vaidosa Oxum e pai de Xangô, o justiceiro.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Dica de Leitura 201 - Cangaceiros

Nesse livro, JLR continua a saga dos Vieiras. Após o massacre em Pedra Bonita (inspirado em Canudos), as características se reforçam: a apatia de Bento, a violência de Aparício, que está cada vez mais "Lampião" na história. Bento, fugido com a mãe, que não aguenta o tranco, se apaixona e quer casar com Alice, mas para isso terá que vencer o sertão, os inimigos do irmão e sua própria fraqueza de sertanejo sem esperança. Narrativa que segue a mesma pegada de Pedra Bonita, com realce maior para as características individuais e para o cangaço. Ótimo.

Dica de Leitura 200 - Pedra Bonita

Esse livro do menino de engenho José Lins do Rego narra com propriedade de quem é da terra, a tragédia da gente do sertão do final do século XIX e início do século XX: na mais extrema miséria, lutando para viver sua vida seca e esturricada entre o messianismo, o cangaço e o governo.

Tendo como pano de fundo o massacre dos fanáticos de Pedra Bonita (que remonta a massacres reais, como Canudos) os protagonistas são a família Vieira: o manso Bento, criado pelo padre, o romântico Domício e o impetuoso Aparício (livremente inspirado em Lampião). Como cada um se transformou no que tinha de ser...narrado no ritmo lento e fatalista do sertão, gerou uma continuação que estou terminando agora, "Cangaceiros".

Bora ler.

terça-feira, 27 de março de 2012

Dica de Leitura 199 - Quem tem medo do lobo?

Esse livro escrito pela norueguesa Karin Fossum, conta  o encontro trágico entre desajustados sociais - um menor abandonado, um demente e um ladrão, que se envolvem em um roubo e um assassinato...e o trágico fim do trio. Tem um clima meio Stieg Larsson sem os detalhes psicopatas...e um clima deprê de quem não se ajusta ao sistema...

Vejam um trecho legal, onde a analista explica o porque do seu trabalho: "porque as pessoas comuns, as pessoas bem-sucedidas, bem-equipadas, que perseguem os seus objetivos e seguem todas as regras, que alcançam seus objetivos sem dificuldades, quem têm traquejo social perfeito, que navegam pelo mundo com a maior facilidade, que chegam onde querem ir, que adquirem o que querem ter...será que essas pessoas têm alguma coisa remotamente interessante?".

Intrigante.

Dica de Leitura 198 - O império da prata

Quem acompanha as dicas sabe. Para mim, Conn Iggulden é o melhor autor de romances históricos de guerra depois de Bernard Cornwell, principalmente pela série " O imperador", sobre a vida de Júlio César. Nesse, que é o quarto volume da série "O Conquistador", sobre Gengis Khan e seus herdeiros, o autor conta como os descendentes de Genghis Khan dominam parte da Europa e como, muito perto de conquistar TODA a Europa, retornam a sua terra por disputas internas pelo espólio mongol, parando assim seu invencível general Tsubodai. Para conhecer a história, mas não chega no nível da primeira série.

Dica de Leitura 197 - Um diário para Jordan

Nesse livro, muito bonito, nos é contada a vida e morte de um soldado americano (história real), morto no Iraque, através de um diário que ele escreveu para o filho ainda bebê. Trechos do diário são inseridos na narrativa escrita pela esposa jornalista super premiada. Um relato de como o amor é imperfeito, as relações e as decisões são difíceis de serem tomadas, mas como o amor é capaz de florecer em meio a todas essas dificuldades...e como momentos da mais profunda tristeza podem ser alternados com a alegria. Um relato verdadeiro, genuíno e tocante de um verdadeiro guerreiro e de sua família.

domingo, 25 de março de 2012

Dica de Leitura 196 - Lampião, o mata sete

Esse livro é imperdível! Você vai chorar, rolar de rir, da primeira a última página (sem ser essa em nenhumm momento a intenção do autor). Pedro Morais se revela um nordestino reacionário, direitista, com uma interpretação torta da história que busca apenas validar o seu ponto.

O resultado é que ele em 301 páginas conta a história de Lampião. E transforma o rei do cangaço, terror do Brasil por 20 anos, em covarde, homosexual, costureiro, impotente, capado, eunuco, psicopata...sem nenhuma preocupação em colocar o contexto histórico e a maldade do outro lado, que por certo ocorreu. Quando as volantes decepavam a cabeça de algum cangaceiro, isso é "merecido" segundo o autor.

Para terem idéia, vai um trechinho hilariante:

"O afrescalhado Lampião, todo fagueiro, logo se alvoroçou em costurar a indumentária para o rapaz, arrastando para junto de si sua inseparável máquina de costura, amiga e eterna companheira, a quem beijava com estimado carinho. Tomou com zeloso cuidado as medidas, apalpando-lhe o corpo por inteiro, e aqui e ali, tocando as partes protuberantes...Em seguida, com agilidade feminina,...e com toda a frescura..." e por aí vai.

Dica de Leitura 195 - Religião para Ateus

Nesse livro, De Botton coloca como óbvio, Deus não existe (não no sentido antropomórfico que morava nas nuvens e podia falar aos seus seguidores do alto de uma montanha. Mas talvez sim a partir de uma perspectiva spinoziana, onde "Deus" é apenas um termo científico para a força criadora do universo, a primeira causa).

Mas as religiões podem ensinar muito a cada um sob como levar uma vida ética, produtiva e onde exista o desenvolvimento individual e a felicidade. Para isso ele explora temas caros a religião e propõe o que a sociedade secular pode aprender do judaísmo, budismo, cristianismo: comunidade, gentileza, educação, ternura, pessimismo, perspectiva, arte, arquitetura, instituições....

Ótima leitura.

sábado, 24 de março de 2012

Convite Lançamento - Franquias Brasileiras


Pessoal, convido a todos para o lançamento desse livro, escrito pelo meu grande amigo e colega de mestrado Pedro Melo. Para quem se interessa por franquias, imperdível! Eu vou.

Dica de Leitura 194 - O espetáculo mais triste da terra

Gente, temos memória muito curta. Esse livro narra a verdadeira e surrealmente trágica história do incêncido do Gran Circo Norte Americano, em Niterói - 1961. Quem lembra disso? Eu pelo menos nunca tinha ouvido falar. Morreram 525 pessoas, muitas delas criancinhas, o que eu como pai de primeira viagem fiquei arrasado...os depoimentos dos sobreviventes, dos que não sobreviveram....uma história que devia ser mais lembrada e servir mais de referência para evitarmos que isso voltasse ocorrer. Macabro e muito triste.

Dica de Leitura 193 - Eu vos abraço, milhões

Não gostei muito do estilo do Moacyr Scliar. Anyway, nesse livro ele conta a vida de um jovem que se envolve com o comunismo na década de 30. Sem força e convicção para ser um protagonista da história (como a maioria de todos nós) o personagem acaba sendo meio espectador meio trapalhão dos grandes acontecimentos que marcaram a história do Brasil. Valeu para me situar um pouco mais na história da época....e só.

Dica de Leitura 192 - A privataria tucana

Fiquei assustado com esse livro. O autor narra sem meias palavras com documentação farta picaretagens absurdas do PSDB em especial da família do José Serra. Se por um lado fiquei com três pulgas atrás da orelha, por outro lado o autor é meio vago quando relata sua relação com o PT e os processos pelos quais ele passou. Não convence inteiramente, mas terminei de ler com a sensação de vontade de anular o voto daqui pra frente. Agora, que isso vai ter um processo é certeza.

Dica de Leitura 191 - A sabedoria dos cães

Esse livro escrito por Gotham, filho do Deepak Chopra engana no título. Poderia ser " A sabedoria do meu pai". Ele narra as dificuldades e alegrias de sua vida de jovem adulto e os ensinamentos (muitas vezes acompanhados de alguma tensão) do guru 5 estrelas DK. E tem como pano de fundo eventual seus cachorros. Um detalhe interessante é a descrição do relacionamento da família com Michael Jackson, esse sim uma figura insólita e interessante. Não empolgou.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dica de Leitura 190 - Festa no Covil

A delirante história de um chefão mexicano, o "Cobra Cascavel" narrada pelo seu filho, que entre inocência e brutalidade vive no mundo maldito do pai....e como ambos saem a procura de hipopótamos anões da Libéria para seu zoológico particular. É, a dureza da nossa vida acaba com nossa pureza e delicadeza...

Dica de Leitura 189 - O cofre do Dr. Rui

Escrito com pesquisa e profissionalismo, esse livro retrata a história delirante de como a Var-Palmares (onde Dilma militava) assaltou a amante de Adhemar de Barros, colocou milhões no cofre....e perdeu tudo devido a sua péssima organização interna. Vale para conhecer também o trágico destino do jovem idealista, primo da família, que " dedurou" a existência do cofre. Para entender melhor a história do Brasil e a trajetória de nossa presidente e de sua geração.

terça-feira, 20 de março de 2012

Artigo 23 - Grand Masters competindo em alto nível - o momento atual

Publicado - www.judo-grandmasters.com.br
Autor - Rodrigo Guimarães Motta - Faixa Preta 5 DAN e diretor de marketing da Associação de Grand Masters e Kodanshas de Judô do Brasil
Data - 2012

Pessoal, o site da associação está sensacional. Divido esse artigo que redigi com vocês e para amantes de artes marciais, há muitos outros do mais alto interesse para o praticante, em especial o atleta acima de 30 anos. Espero que gostem:


Como praticante de Judô há 33 anos e há 10 anos competindo na categoria grand máster, é uma honra dividir com os membros e simpatizantes da GMJB minha visão (que tenho certeza ser a de muitos outros na mesma situação) sobre o cenário competitivo atual da categoria grand máster, que reúne atletas acima de trinta anos, divididos em categorias de cinco em cinco anos nas mesmas categorias de peso do judô sênior (adulto).
Antes da existência dos campeonatos para grand masters, os praticantes de judô deixavam de competir quando ficavam mais velhos, geralmente após os 30 anos. Com o tempo, por falta de motivação, deixavam de treinar também. O resultado? Toda a experiência (no judô, na vida profissional e pessoal…) desses veteranos não era transmitida as novas gerações. Isso sem falar que esses guerreiros tarimbados perdiam uma enorme fonte de vitalidade e motivação em suas vidas, obtida pela prática do Judô e por se colocar a prova na competição. Mesmo aqueles veteranos que passaram a ser professores, por não mais competirem, deixavam de estar totalmente atualizados com as estratégias, táticas e técnicas mais atuais do Judô, para não falar nas constantes mudanças de regras que aconteceram nos últimos anos.
Até o início da década passada, os campeonatos grand máster (chamados no passado de campeonatos master ou veterano) aconteciam de forma esporádica, principalmente em âmbito estadual. Com o surgimento da WMJA (World Master Judo Association), isso mudou. A entidade começou a organizar os campeonatos mundiais da categoria, que popularizaram o master em todos os continentes. Os judocas, que tem no seu DNA o gosto por uma dura competição, passaram a voltar e se reciclar, e dessa forma auxiliam de forma muito mais efetiva a nova geração de judocas a ser ainda mais forte. A isso, pode ser acrescentado o espírito de JITA KIOEI (bem-estar e prosperidade mútua) que é totalmente presente nos campeonatos master, onde grandes rivais de muitas décadas nos tatames, hoje são grandes amigos e tem a oportunidade de se encontrar, lutar e confraternizar. Esse avanço culminou com a absorção do campeonato mundial e dos campeonatos continentais pela FIJ. Reconheço o mérito da entidade em dar credibilidade e apoiar o master desde 2010, todavia não devemos esquecer o mérito da WMJA e dos judocas grand másters que viabilizaram esse momento vivido pela categoria.
Hoje, a categoria vive um momento extraordinário no Brasil. Com cerca de 400 atletas ativos (que participam das competições), o judoca grand máster pode participar dos campeonatos estaduais, brasileiro, sulamericano, pan-americano e mundial, além das competições amistosas. Há judocas que começaram o judô quando já eram grand másters, mas a maioria dos atletas é composta por judocas que sempre competiram e ainda têm aquela sede de lutar, de dar o máximo de si, de vibrar com a medalha e de chorar com a derrota…e para nossa alegria, alguns atletas olímpicos, já começam a competir no grand másters também, o que confere ainda mais respeito e credibilidade a categoria.
Para organizar os judocas grand másters, foi fundada a GMJB . Orientação física, nutricional, administrativa, treinos… tudo o que for necessário será feito para que tenhamos a curto prazo mais de 1.000 praticantes ativos no Brasil e que nosso país seja o número 1 da categoria (hoje ocupamos uma honrosa quarta colocação, obtida no mundial de 2011, que ocorreu na Alemanha…mas quem está satisfeito com o quarto lugar?). E nesse ponto, coloco a minha visão, de quem já participou de todos os eventos da categoria, sobre como um judoca grand master deve se preparar para dar o máximo de si. São três dicas simples, básicas mesmo, as quais vou chamar de “princípios da excelência grand master”mas que se forem seguidas podem ajudar muito aos grand másters a obterem sucesso – sucesso entendido de acordo com a definição do lendário treinador de basquete universitário americano John Wooden: “o sucesso é a paz de espírito proveniente da consciência que você fez o maior esforço possível para se tornar o melhor dentro do seu potencial”:
1. Organize-se: tão logo saia o calendário anual de competições, defina de quais você vai participar (quanto mais, melhor – isso vai te manter ativo, no peso e vai ajudá-lo a conhecer os principais adversários da categoria). Negocie com a empresa em que trabalha férias para esses períodos e faça a poupança para pagar as despesas de viagem, uma vez que pouquíssimos atletas grand másters tem patrocínio – por enquanto;
2. Prepare-se: o atleta grand master muito provavelmente já teve muitas lesões. E pela sua idade, tem uma propensão maior a se lesionar do que um atleta adulto. Logo, faça um check up completo no início da temporada. Depois, monte uma agenda de treinos, com um preparador físico, um nutricionista e seu sensei, pois se você for se preparar como um atleta juvenil, junior ou sênior, estará muito exposto a lesões e excesso de treinamento e talvez não esteja no seu melhor no dia da batalha;
3. Concentre-se: Há atletas da categoria que levam as famílias nas competições e passam a semana saindo e confraternizando com seus grandes amigos. Respeito quem faz isso, afinal são décadas de convivência, mas pessoalmente prefiro estar totalmente concentrado na semana da competição. Os concorrentes são duros e todos querem a sua medalha. Então, nessa semana me dedico exclusivamente a competição.
Nos próximos artigos irei detalhar cada um dos 3 princípios da excelência grand master, para que cada um possa desenvolver seu plano de trabalho…e assim termos um grand másters muito, mas muito forte no Brasil e que atinja os objetivos estabelecidos pela GMJB ). E nesse ano, a responsabilidade e a adrenalina serão ainda maiores, pois o mundial será em…Salvador, no Brasil!!!

Sobre o Autor

Formado em administração pública pela EAESP/FGV, pós-graduado em administração com ênfase em marketing pela FAE/CDE-PR. Possui MBA em área de concentração em varejo pela FEA/USP e é mestre em administração pela PUC-SP. É co-autor do livro Estratégias de marketing para varejo (Editora Novatec, 2007) e do livro "Trade marketing: teoria e prática para gerenciar os canais de distribuição" (Editora Campus, 2008). Faixa preta 5º DAN, campeão panamericano, tricampeão sul-americano master, tetracampeão brasileiro máster, bicampeão paulista máster, seis vezes campeão paulista universitário, e detém vários outros títulos. No jiu-jítsu também é faixa preta, já foi campeão mundial master e tricampeão do Internacional Máster & Sênior.

Dica de Leitura 188 - Armas, Germes e Aço

Livro sensacional, onde o autor propõe que não foi a superioridade racial européia que fez com que o mundo tivesse a configuração atual e sim uma série de fatores que remontam a pré-história, a saber: a tecnologia militar, a transmissão de doenças infecciosas endêmicas, tecnologia marítima européia, organização política centralizada dos estados europeus e a escrita. E porque esses fatores estavam na Europa? Por fatores como terem iniciado antes a produção de alimentos (o que foi favorecido pela geografia do continente - climas semelhantes e sem barreiras geográficas relevantes). Leitura instigante e complexa, que nos faz pensar de forma diferente na evolução humana....

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dica de Leitura 187 - Mussolini

Pessoal

Esse personagem que passados 70 anos do seu tempo muitas vezes se encontra em posição secundária junto aos titãs que se enfrentaram na II Guerra, com certeza merece ser melhor conhecido. Fiquei impressionado com esse livro. O Duce não só era um político hábil, que colocou a Itália em uma posição de destaque apesar da mediocridade ecônomica e militar do país, como foi um administrador público eficiente ao longo dos 20 anos de seu governo. As péssimas escolhas ao se aliar com a Alemanha, ao declarar guerra aos países africanos...levaram a sua inevitável ruína. Mas o mito do "uomo forte" sempre esteve presente na sua dramática trajetória. Me marcou o embate final entre ele e seu genro, Conde Ciano, que é perdoado, convive com o Duce e sua família durante sinistros meses e acaba morto para não enfraquecer a enfraquecidíssima imagem do Duce perante Hitler. Que aliás, foi o único que não abandonou Mussolini. Ele e Clara Petacci. Dramático, necessário e interessantíssimo.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Site - Associação de Grand Masters & Kodanshas de Judô do Brasil

http://www.judo-grandmasters.com.br/

PESSOAL ENTREM NO SITE DA ASSOCIAÇÃO DE GRAND MASTERS E KODANSHAS DE JUDÔ DO BRASIL. PARA AMANTES DO ESPORTE, DO JUDÔ E ESPECIALMENTE PARA JUDOCAS ACIMA DE 30 ANOS, UMA OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DE UMA COMUNIDADE FORTE, UNIDA EM PROL DE UM OBJETIVO: TERMOS A MELHOR EQUIPE GRAND MASTERS DO MUNDO!!!!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dica de Leitura 186 - Uma vida no aikidô

Esse livro, escrito pelo filho de Morihei Ueshiba, apresenta a história do fundador do aikido. Para amantes de artes marciais, muito bom, pois apresenta muito bem o cenário japonês que serviu de pano de fundo para o desenvolvimento das "modernas" artes marciais. Além de contar com precisão a história do aikidô. Só acho que os aikidoistas puxam demais a brasa para a sardinha deles e inventam umas histórias da carochina, o Ueshiba no final do livro não parece um mestre de artes marciais e sim o Homem Aranha. Vale.

Dica de Leitura 185 - Não sou anjo

Depois que li a bio do Havelange e os livros do Jennings, já havia desanimado totalmente com o futebol...e essa agora, que é a bio do chefão da F1, o (prá lá de picareta) Bernie Ecclestone, consegue ser ainda mais terrível. Dá pena de mim no passado e de todos que ainda torcem por esse esporte. Se você é brasileiro, além de aguentar o Rubinho, assiste um esporte (esporte?) totalmente manipulado por interesses econômicos. Viva o esporte amador.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fundada a Associação de Grand Masters e Kodanshas de Judô do Brasil (Reportagem Revista Budô)!!


Trabalho de base, reconduzindo uma marca a liderança de mercado...


Dica de Leitura 184 - Grito de Guerra da Mãe Tigre

Legal ler como essa descendente de chineses cria suas filhas nos Estados Unidos. Na época do politicamente correto pra lá de chato, ela segue preceitos como "um A- é uma nota ruim", "as únicas atividades que seus filhos deveriam ter permissão de praticar são aquelas em que possam ganhar uma medalha"....não equilibra a balança, mas nos faz pensar que há vida além da educação onde as crianças abraçam árvores, recitam mantras e reciclam lixo.

Dica de Leitura 183 - Nada prova nada

O Gerald Thomas é um cara metido e não vou muito com a cara (literalmente) dele...mas me lembro quando o vi pela primeira vez, com a Fernanda Torres em um restaurante e eles pareciam muito felizes juntos....então se há amor, talvez não possa julgar pela aparência um cara...e mais ainda se ele escreve um livro desse, com seus melhores posts no BLOG. O cara não é daqueles nerds artísticos, da arte pela arte ou da arte fast food, tem conteúdo, referências e network (que network, amigaço do Beckett...). Ele se coloca, se posiciona sobre política, sobre a sociedade, sobre a vida e não se envergonha dos seus defeitos e da sua complexidade. Dois trechos sensacionais do livro, que por sí só já valem:

"Estamos em plena doença dos tempos, como reza a expressão. Parece que não progredimos, a não ser através de pequenos achados tecnológicos que nada visam além da autosatisfação. Sim, falo da geração surda e muda por causa dos ipods tocando numa decibelagem absurda em seus ouvidos, transformando-a em ilhas ambulantes que excluem o mundo. Estamos mais obesos do que nunca. Estamos mais químico-dependentes do que nunca e o otimismo que já existiu (e como! Pós-segunda guerra ou no movimento de contra-cultura dos 60) se tornou um ufanismo insuportável. Parece uma festa onde ninguém se diverte e ninguém se comunica. Todos os berros (silenciosos como os de Munch), mas nada de valor é dito ou discutido...Eu vejo o mundo de forma fragmentada, torturada e num hiato entre holocaustos. Sim me sinto a própria Guernica de Picasso, só que sem aquela fonte de luz, aquela solitária lâmpada que Picasso escolheu para iluminar sua tragédia, Mas como não tenho solução mesmo, crio problemas e tenho um BLOG. E aqui está a essência dele. LOVE".

"Já usei drogas, como a coca, para sentir melhor o sexo e quebrei tabus. Não sou imbecil e muito menos hipócrita. Não poso de santo. Mas existe uma coisa que não pode quebrada: o trauma de abusar de uma criança! Traum em alemão, é sonho. Trauma em alemão, é exatamente o mesmo. Uma letra, uma diferença. A mesma diferença que a idade traz. Também não sou ingênuo para ignorar que temos fantasias. Que rolem! Entre a fantasia e o ato existe o deserto do Saara"!.

No final, decidi que vou gostar do cara.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dica de Leitura 182 - A primavera do Dragão

Esse livraço, escrito pelo ótimo Nelson Motta, conta a vida do jovem Glauber Rocha, de sua infância em Conquista, adolescência em Salvador, sua formação autodidata em cinema, seus primeiros passos na arte até a disputa da Palma de Ouro com o (para lá de sensacional) "Deus e o Diabo na Terra do Sol".

O cara era genial, brilhante, grande namorador (apesar de ter sido passado para trás pela primeira mulher), de uma família interessante, viveu em uma época de grandes mudanças sociais...e criou o cinema novo.

Para ler de uma sentada. Você faz falta, Glauber.

Dica de Leitura 181 - Hernan Cortez

Com esse completo toda a coleção "Guerreiros" da Contexto. A incrível história de Cortez, que fidalgo humilde, movido por uma surreal ambição, coragem e força de vontade, vai para o Novo Mundo e, cometendo terríveis atrocidades, vence o império asteca. Império esse, que o livro demonstra muito bem, de bonzinho não tinha nada...e era odiado e  invejado pelos índios subjugados, que eles sim, tiveram particípação decisiva no conflito. Após incríveis aventuras, Cortez morre pobre e isolado...final dialético para tal conquistador.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dica de Leitura 180 - RAFA

Pessoal, para quem se interessa por biografias de grandes valores do esporte (e como essas histórias podem agregar ao seu dia a dia) essa biografia vale a pena. Nadal "escreveu" com o apoio de John Carlin, grande escritor que já havia escrito o livro que inspirou o filme Invictus.

No livro, vemos como um atleta, assumidamente menos técnico do que seu maior rival (Federer), a partir de uma disciplina militar imposta principalmente pelo tio, um suporte familiar fantástico que só espanhóis da sua região pode oferecer e uma insaciável, incontrolável vontade de vencer conquista tudo.

Vale. Os valores do Esportismo (atitude, visão, estratégia, execução e teamwork) estão todos ali. Em altíssimo grau!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dica de Leitura 179 - O cobra

Mais um ótimo livro de Frederick Forsyth, dessa vez nem tanto pelos personagens construídos que estão entre os mais fracos dele, mas pela pesquisa feita para narrar a guerra ao narcotráfico. Como grande pesquisador que é, FF apresenta a debilidade do tráfico de drogas, que é incontrolável no pequeno varejo, mas que pode ser drasticamente reduzido se atacar a logística dos grandes traders colombianos. Para entender a questão...e sonhar que isso é possível.

Dica de Leitura 178 - O forte

Esse novo livro do Bernard Cornwell me encheu de expectativas, afinal esse é o cara do romance histórico de guerra. Infelizmente, é disparado o pior livro dele. Além de faltar aquela adrenalina das cenas de ação de sucessos passados do autor, a história é macarrônica: como uma força infinitamente superior dos Estados Unidos foi derrotada por uma pequena força inglesa na defesa de um forte durante a guerra de independência americana. Só para fãs do homem.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Dica de Leitura 177 - Homem ao mar

Nesse livro, o delegado aposentado Joaquim Nogueira nos conta as últimas horas de vida de um delinquente, que sangrando até a morte começa a lembrar a vida dura e desprovida de esperança que o fez chegar onde chegou. É impossível ler o livro sem entender um pouco mais como se forma um criminoso, porque ele faz o que faz...e ao contrário de muitas leituras, onde se simpatiza com um indíviduo desses, termina-se o livro desgostando de quem trilha o caminho para lá de errado. É interessante também como o autor descreve o estado de confusão mental do narrador....algo não muito fácil de escrever....

Dica de Leitura 176 - Lawrence da Arábia

Esse livro, mais um da coleção "guerreiros" da Contexto, conta a história de Lawrence da Arábia, um erudito que entrou no exército inglês e combateu na I Guerra Mundial...e com sua profunda sensibilidade e conhecimento conseguiu entrar na mente dos guerreiros do deserto que combatiam o exército otomano. Foi um guerreiro inovador, na medida em que não possuía um exército regular, mas influenciava um exército que combatia com técnicas que hoje se convencionou chamar de guerrilha. Isso sem falar em uma personalidade complexa, que fugiu da glória após a vitória, nunca revelou sua sexualidade....

Dica de Leitura 175 - O cofre do Adhemar

Nesse livro Alex Solnik, que foi um revolucionário pós-golpe de 64, conta histórias dos guerrilheiros, pelos guerrilheiros. Na verdade eram meia dúzia de camponeses, meia dúzia de operários, uma dúzia de estudantes e alguns ícones, como Lamarca e Marighella. Enfrentaram com métodos questionáveis uma estrutura muito mais poderosa e acabaram totalmente derrotados. O outro lado dessa história é que lutaram pelos seus ideiais, realizaram ações incríveis, como o roubo do cofre onde estava guardada a fortuna do corrupto Adhemar de Barros....no mínimo em uma época onde os ideiais de pouco valem, vale refletir sobre essa história. E de mais a mais, fizeram uma presidenta.