sábado, 17 de janeiro de 2009

Dica de Leitura 26 - João Saldanha, uma vida em jogo

Pessoal,
Uma biografia muito legal, do hoje um pouco esquecido João Sem Medo, escrita por André Siqueira: comunista histórico, lutou contra o governo Vargas e contra a ditadura militar; grande esportista, jornalista esportivo e técnico, classificou o Brasil para a Copa de 70 barrou (?) Pelé e foi substituído por Zagallo. E nunca, nunca mesmo, levava desaforo pra casa. Melhor do que eu, fica sua descrição escrita pelo grande Nelson Rodrigues: Amigos, não acreditem pelo amor de Deus, que as qualidades influem no amor. Influem pouquíssimo ou nada. Por exemplo: o meu caro João Saldanha. Tenho-lhe um afeto de irmão. Quebrei minhas lanças para que a CBD o escolhesse. Havelange e Passo tiveram um momento de lucidez ou mesmo de gênio e o chamaram...um amigo...veio me perguntar: vc acha que o João tem as qualidades necessárias? respondi, "Não sei se tem as qualidades, mas afirmo que tem os defeitos necessários".... Por exemplo: é um furioso. E aí está o primeiro e maravilhoso defeito: uma Copa do Mundo é uma selva...se o João cospe mais fogo que o Dragão de São Jorge, melhor para o Brasil... Outro defeito: ele fará qualquer negócio para o Brasil ser campeão do mundo... Não queiram saber o que o João não fará no próximo Mundial... Creiam que, com os defeitos de "João sem Medo", o Brasil ganhará a Copa". Precisa dizer mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário