quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Artigo 12 - Tradições: o Judô em São Paulo

Artigo: Tradições: O Judô em São Paulo
Publicado: http://www.fpj.com.br/
Autor: Rodrigo Guimarães Motta – Diretor de Marketing e Faixa Preta 4 DAN (na época)
Data: 2005

O Judô

Nosso esporte, como é do conhecimento de todos, tem origens ancestrais, que remontam as práticas de auto-defesa e desenvolvimento filosófico dos antigos samurais no Japão e segundo alguns autores, aos monges chineses. Pela própria natureza do Judô, desde cedo o judoca aprende a valorizar as tradições, os professores e os aprendizados obtidos em sua prática e estudo.
O verdadeiro judoca, como todos sabemos, não é o judoca mais técnico e que tem o maior número de vitórias em competições, mas aquele que pratica esses ensinamentos tradicionais no tatame e também em sua vida cotidiana. Por saber que só é possível construir o futuro com o conhecimento das origens, o judoca valoriza essas como nenhum outro cidadão.
Dentro desse conceito, gostaria de convidar todos os filiados da FPJ para o lançamento do livro "Centro Velho de São Paulo - 450 anos de história", uma rara oportunidade de conhecermos as tradições, os patriarcas fundadores e as perspectivas de desenvolvimento dessa cidade, onde moramos e praticamos o Judô.

A Autora

Lais de Barros Monteiro Samarão Guimarães nasceu em Assis, filha de Phidias de Barros Monteiro e Erothides de Carvalho Monteiro, aos 24 de Fevereiro de 1920.
Foi casada com Aldo Rodrigues Samarão Guimarães, falecido, com quem teve os filhos Maria Alice de Barros Monteiro Samarão Guimarães e Aldo Rodrigues Samarão Guimarães filho, falecido.
Fez os cursos primário, ginasial e normal no Instituto de Educação Caetano de Campos, em São Paulo. Estudou por um ano na Escola de Sociologia e Política de São Paulo e também na Escola de Comércio Álvares Penteado. Graduou-se na Faculdade de Higiene e Saúde Pública e na Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo, além de ter cursado o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e vários cursos de extensão cultural.
Profissionalmente, trabalhou na Prefeitura do Município de São Paulo, onde se aposentou como Diretora do Parque Infantil (hoje EMEI), Diretora da Divisão Técnica de Pessoal e Diretora do Departamento de Pessoal, em substituição.
Complementou sua carreira sendo professora primária, secundária e universitária (na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e nas Faculdades Metropolitanas Unidas, nesta última por vinte anos).
Já tinha três trabalhos publicados antes deste novo livro: Crônica sobre Mário de Andrade, publicado pela Revista do Arquivo Histórico Municipal, Monografia sobre o Bairro da Luz e Monografia sobre o Bairro da Liberdade, visto que os dois últimos foram premiados pela Secretaria Municipal de Cultura.

O Livro

Centro Velho de São Paulo - 450 anos de História, é um livro concluído após cinco anos de intensas pesquisas, realizadas por uma senhora que hoje tem 85 anos de idade e não poupou esforços em mais esta empreitada.
No primeiro capítulo, o livro aborda a história da fundação de São Paulo e o desenvolvimento econômico, social e urbano ao longo dos séculos. Nesse capítulo também é apresentada a história doa patriarcas fundadores da cidade, José de Anchieta, João Ramalho, e outras figuras relevantes de nossa história.
No segundo capítulo é apresentado como aconteceu a formação de bairros e traçados de ruas que hoje compõe o chamado Centro Velho de São Paulo, e cada ponto histórico relevante, seja rua, instituição e monumento que compõe o Centro Velho é apresentado ao leitor. Nessa linha de raciocíni, o terceiro capítulo apresenta as instituições culturais e museus do Centro Velho.
O último capítulo fornece estatísticas sobre a cidade de São Paulo e traça um retrato preciso sobre o processo de decadência do centro e propõe estratégias para sua recuperação.

O Lançamento

O livro será lançado na Livraria Asabeça, na Rua Deputado Lacerda Franco, 187, Pinheiros, São Paulo, telefone 3031-3956, dia 31 de Maio, das 18:00 horas até às 21:30 horas.
Além dessa livraria, pode ser encontrado à venda pela internet na Livraria Asabeça (http://www.asabeca.com.br/) ou Livraria da Lua (http://www.livrariadalua.com.br/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário