sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Artigo 2 - Principais atividades do departamento de marketing em 2000

Artigo: Principais atividades do departamento de marketing em 2000
Publicado: www.fpj.com.br
Autor: Rodrigo Guimarães Motta – Diretor de Marketing e Faixa Preta 4 DAN (na época)
Data: 2001

Como todos sabem, até o ano passado, a FPJ não possuía um Departamento de Marketing. Esta situação acarretava uma falta de divulgação na mídia de atletas e do trabalho realizado pela FPJ e uma perda de espaço para outros esportes e outras artes marciais mais bem divulgadas. Nosso Judô vivia um paradoxo: traz medalhas, porém necessita de infraestrutura cada vez mais qualificada para potencializar esta característica.
Em Setembro de 2000 foi criada a Diretoria de Marketing da FPJ, desafio que assumi, consciente do tamanho da responsabilidade e das dificuldades que teria, tendo como todos os outros membros da Diretoria da FPJ atividades profissionais paralelas que garantam meu sustento.
De Setembro até hoje, as principais atividades realizadas pelo nosso departamento foram:
1) Assessoria de Imprensa: Uma série de Jornais, revistas e emissoras de TV procuram a FPJ em busca de informações sobre o judô. Em Setembro contamos com uma assessora de imprensa profissional, a Alessandra Barbour e de Outubro até o momento o responsável foi nosso estágiário, o Luis Uras. A Alessandra e depois o Luis desenvolveram um trabalho ativo de relacionamento com os veículos de comunicação, que rendeu diversas matérias no Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Fantástico, entre outros, que contribuíram para o fortalecimento de nosso esporte.
2) Banco de Dados: Estamos desenvolvendo, com previsão de conclusão para o mês de Abril, um banco de dados contendo as informações relevantes sobre os principais atletas, técnicos e dirigentes do Judô paulista. Isso vai facilitar nosso relacionamento com a imprensa, que terá a informação necessária sempre disponível, além de ser uma fonte de consulta para todos os associados da FPJ.
3) Cartaz: Desenvolvemos com o inestimável apoio do Sensei Wilson Della Santa, 20.000 cartazes que estão sendo distribuídos para todas as academias do estado de São Paulo, de acordo com a necessidade individual de cada uma delas. O objetivo do cartaz é fornecer um material de boa qualidade para que cada academia consiga desenvolver uma divulgação eficiente dentro da cidade ou bairro aonde se situa. Para nossa alegria, temos recebidos agradecimentos e elogios de todo o Estado de São paulo, de diversos professores que nos informam do sucesso dos cartazes, que tem contribuído para o aumento do número de praticantes do judô.
Neste semestre, nosso principal objetivo como Departamento de Marketing é finalizar o banco de dados da FPJ, disponibilizando-o em nosso site da internet, continuar mantendo uma comunicação ativa com os órgãos de imprensa para divulgar ainda mais o Judô e prospectar recursos para eventos importantes da FPJ.
Fico à disposição de todos para trocarmos idéias e ouvir sugestões que possam fortalecer cada vez mais nosso judô.

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