quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Artigo 19 - Campeonato Brasileiro Master 2006

Artigo: Campeonato Brasileiro Master 2006
Publicado: http://www.fpj.com.br/
Autor: Rodrigo Guimarães Motta – Diretor de Marketing e Faixa Preta 5 DAN
Data: 2006

Foi com grande satisfação e admiração que participei do Campeonato Brasileiro Master & Kata 2006, realizado em Bauru-SP. O Campeonato de Kata já foi tema de um artigo anterior e os inúmeros benefícios desse evento são conhecidos (e reconhecidos) por toda a comunidade dos praticantes de Judô. Destaco nesse momento a importância dos campeonatos da categoria master.
Antes da existência desses campeonatos, os praticantes de judô deixavam de competir quando ficavam mais velhos, geralmente após os 30 anos. Com o tempo, por falta de motivação, deixavam de treinar também. O resultado? Toda a experiência (no judô, na vida profissional e pessoal...) desses veteranos não era transmitida as novas gerações. Mesmo aqueles veteranos que passaram a ser professores, por não mais competirem, deixavam de estar totalmente atualizados com as estratégias, táticas e técnicas mais atuais do Judô, para não falar nas constantes mudanças de regras que aconteceram nos últimos anos.
Os campeonatos master (hoje existe o Campeonato Paulista Master e o Campeonato Brasileiro Master) resgata esses praticantes, que voltam e se reciclam, e dessa forma auxiliam de forma muito mais efetiva a nova geração de judocas a ser ainda mais forte. A isso, pode ser acrescentado o espírito de JITA KIOEI (bem-estar e prosperidade mútua) que é totalmente presente nos campeonatos master, onde grandes rivais de muitas décadas nos tatames, hoje são grandes amigos e tem a oportunidade de se encontrar, lutar e confraternizar.
Esse ano, mais uma vez a Federação Paulista de Judô, na administração de Francisco de Carvalho Filho, organizou e sediou os campeonatos master (Paulista e Brasileiro). Mais uma iniciativa que coroa uma administração que obteve e obtém incontestáveis vitórias, como o apoio do Projeto Nossa Caixa, a Arena Olímpica de Judô, e muitos outros mais. Deve ser destacado também o profissionalismo do diretor do departamento master, professor Artêmio, pela brilhante organização do evento e os técnicos da equipe de São Paulo, professores Sérgio e Raul, por terem levado a equipe de São Paulo a mais uma vitória.
Da minha parte, foi uma alegria ter a oportunidade de rever grandes e antigos amigos (que não citarei para não correr o risco de esquecer alguém), e como competidor, ter obtido o bi-campeonato na categoria M2 até 73 KGs e o vice-campeonato defendendo a equipe de São Paulo B.
E que venha 2007!

Nenhum comentário:

Postar um comentário