segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Artigo 10 - Gestão de Carreiras

Artigo: Gestão de Carreiras
Publicado: http://www.fpj.com.br/
Autor: Rodrigo Guimarães Motta – Diretor de Marketing e Faixa Preta 4 DAN (na época)
Data: 2005

Conforme é conhecimento de todos, o departamento de marketing da FPJ iniciou uma série de 3 artigos, com o objetivo de multiplicar pelo site da FPJ o conteúdo apresentado no Seminário de Marketing Esportivo realizado em 2003. O primeiro artigo publicado foi “Planejamento de Marketing”, seguido de “Prospecção de Patrocínios” e agora o artigo que está abaixo, “Gestão de Carreiras”, que encerra a série.

1. Gestão de Carreiras

Grandes esportistas são bem-sucedidos ou fracassam, dependendo da eficiência de como gerenciam suas carreiras. Vejam os exemplos abaixo:
“A carreira bem-sucedida de Kaká é planejada além dos campos de futebol” – Você S/A – Abril 2003;
“Dependi da ajuda de meus pais e dos amigos para sobreviver por mais de 10 anos (Jorge Mendonça) – Você S/A – Abril 2003.
Para que nossas carreiras sejam bem sucedidas, é necessário:
O conhecimento de nosso potencial e o estabelecimento da visão de onde pretendemos chegar;
Buscar sempre a máxima efetividade pessoal, de forma a aproveitar da melhor forma possível as oportunidades que aparecerem;
Praticar o seu marketing pessoal.

1.1 Potencial e Visão

Cada um deve conhecer seus pontos fortes e fracos, que constituem o potencial pessoal e profissional. A partir desta base, é necessário saber exatamente onde se pretende chegar, a médio e longo prazo (trabalhe com o horizonte de 5 anos, pelo menos).

1.2 Efetividade pessoal

Para atingir os objetivos definidos na visão, é importante que cada um tenha alta efetividade pessoal, que significa fazer as coisas certas (eficácia) no menor tempo possível (eficiência). Abaixo encontram-se dicas para atingir a máxima efetividade pessoal:
Trabalhe em projetos que estejam alinhados com sua visão, faça o que gosta;
Planeje seus próximos passos, utilize uma agenda pessoal e a atualize todos os dias;
Administre seu tempo de acordo com a agenda, priorizando sempre o que for mais importante;
Reserve sempre tempo para o lazer;
Atualize-se sobre sua área profissional e sobre os principais assuntos que acontecem na sociedade;
Busque projetos ousados, seu sucesso neles fará que você seja reconhecido;
Não esqueça, porém os riscos envolvidos;
Após cada dia, cada projeto, faça sempre uma avaliação sobre o que fez bem feito e o que poderia fazer melhor – aprenda sempre.

1.3 Marketing pessoal

Marketing pessoal é o conjunto de habilidades que buscam despertar uma percepção positiva sobre nossas habilidades e potencialidades, de forma a que os serviços que oferecemos sejam bem aceitos no mercado. Abaixo encontram-se importantes dicas de marketing pessoal:
Crie uma boa imagem junto aos seus clientes: cuide de sua aparência pessoal (judogui sempre limpo e em ordem), seja profissional em todos os momentos e não tente levar vantagem a qualquer preço;
Seja prestativo e atencioso para todos, em especial para com os seus clientes;
Desenvolva a criatividade, seja diferente;
Tenha persistência e garra para atingir seus objetivos;
Tenha boa comunicação oral e escrita;
Venda com energia seus projetos, acredite em você mesmo;
Tenha sempre seu currículo atualizado;
Tenha uma network que trabalhe para você.
Falando sobre o currículo, é importante que o mesmo contenha, sempre que possível em não mais do que duas páginas, 6 tópicos relevantes:
Dados pessoais;
Objetivos;
Resumo de qualificações;
Experiência profissional;
Experiência acadêmica;
Outras habilidades.
Esse currículo deve ser enviado ao mercado sempre que o profissional não estiver trabalhando, quando ele não estiver satisfeito com o seu trabalho atual ou quando pressentir mudanças na sua empresa. Para realizar um envio orientado para resultados, liste as organizações onde acredita que possa trabalhar de forma a atender a sua visão. Liste em seguida os contatos pessoais que podem indicá-lo para empresas que atendam o quesito acima.
Estes bons contatos são a sua network. Para ter uma network forte, esta deve ser construída a todo o momento, pois excelentes contatos podem existir no trabalho, na escola, na federação, na sociedade civil... É muito importante procurar sempre estes bons contatos, por exemplo através de cartões de natal, almoços, ligações (tente almoçar pelo menos uma vez por semana com alguém de sua network). Quando alguém desta network necessitar de sua ajuda, esteja sempre disponível e faça o possível para ajudar dentro de suas possibilidades, pois é assim, com toda a certeza que você desejará ser tratado.

2. Referências úteis

2.1 - Administração de Marketing – Philip Kotler, Editora Atlas;2.2 - Como preparar um plano de marketing – John Westwood, Clio Editora;2.3 - Fundamentos de Marketing Esportivo – Brenda G. Pitts e David K. Stotlar, Phorte Editora;2.4 - A grande jogada: teoria e prática de marketing esportivo – Luis Fernando Pozzi, Editora Globo;2.5 - http://www.mktesportivo.com.br/.

Currículo do Coordenador Responsável:

Rodrigo Guimarães Motta é formado em administração pública pela EAESP/FGV, pós-graduado em marketing pela FAE/CDE-PR e MBA pela USP. Profissionalmente, trabalha há 12 anos na área de marketing e vendas de empresas de bens de consumo e há 2 anos dá aulas de marketing em universidades. É faixa preta 4º DAN de Judô e diretor de marketing da Federação Paulista de Judô.

Currículo dos Monitores:

Francisco César Coutinho é formado em administração de empresas pela UniFMU e pós-graduando em marketing pela FAAP. Profissionalmente trabalha há 6 anos na área de marketing e merchandising de empresas de bens de consumo. É praticante de artes marciais há 5 anos.

Luis Henrique Vilalba Moreira é formado em contabilidade pela FAE/CDE-PR e em educação física pela PUC-PR. É faixa preta 3º DAN de judô, já foi campeão brasileiro de judô e luta olímpica e atualmente é professor de judô.

Sintya de Paula Jorge Motta é formada em administração de empresas pela PUC-SP. Profissionalmente tem experiência de 5 anos na área de marketing e atendimento ao cliente em empresas de diferentes segmentos.

Antônio Vitorino da Silva é estudante de matemática na Fundação Santo André. Trabalha há 2 anos na área de marketing de empresas de bens de consumo.

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