quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Artigo 11 - O Projeto Nossa Caixa: mais uma história de sucesso

Artigo: O Projeto Nossa Caixa: mais uma história de sucesso
Publicado: http://www.fpj.com.br/
Autor: Rodrigo Guimarães Motta – Diretor de Marketing e Faixa Preta 4 DAN (na época)
Data: 2005

O Brasil, país de intensa imigração japonesa, já conquistou diversas medalhas em campeonatos mundiais e 10 medalhas olímpicas no judô.
Quase todos os atletas que obtiveram medalhas olímpicas treinaram em São Paulo. A Federação Paulista de Judô, única entidade que dirige o esporte no Estado de São Paulo, sempre fez um trabalho de base, desenvolvendo e dando o suporte necessário para jovens valores que poderiam representar o país no exterior.
Mais do que isso, pelo fato do Judô ser um esporte que alia o excelente condicionamento físico com o estudo e a prática de conceitos filosóficos, tem sido um dos esportes mais procurados pelos jovens e por seus pais. Hoje, a FPJ tem 380 clubes filiados, com 12.000 atletas federados na 1º divisão e 18.000 atletas federados na 2º divisão, perfazendo um total de 30.000 atletas. Além destes, há milhares de alunos que praticam o Judô em escolas. Um recente trabalho de recenseamento, feito nas principais escolas apenas da cidade de São Paulo, apontou 2.000 alunos praticantes de Judô nestas escolas

Projeto Nosso Esporte

A Nossa Caixa construiu o Projeto “Nosso Esporte”, com o objetivo de promover o esporte em nosso Estado. A Federação participa do projeto, formando uma equipe de 50 atletas com prioridade para os judocas da categoria juvenil, devidamente selecionados de acordo com o seu potencial técnico para o esporte. Estes treinam sob a coordenação do judoca mais renomado do Brasil Aurélio Miguel, medalhista olímpico, e têm o apoio de três outros técnicos registrados da FPJ. O acompanhamento médico, nutricional e psicológico não é esquecido, o que propicia a mais completa preparação já feita para judocas no Brasil.
Para aperfeiçoamento técnico, estes atletas participam do calendário de competições da FPJ e da Confederação Brasileira de Judô, além de competições e treinamentos fora do Brasil (de acordo com o calendário da Federação Internacional de Judô). Estes atletas treinam 5 vezes por semana, 4 horas por dia. Pelo menos um destes treinos é realizado no Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) da FPJ, local que possui completa estrutura para a prática do Judô.
Cada judoca recebe uma ajuda de custo para suas despesas pessoais, além de toda a alimentação que necessitar. Os 10 judocas, que obtiverem os melhores resultados do projeto, receberão uma poupança da Nossa Caixa. Além da freqüência adequada aos treinamentos, cada atleta deve estar matriculado no colégio e ter notas acima da média para ter direito a participar do “Nosso Esporte”.
O principal objetivo do projeto é proporcionar uma preparação jamais vista no país a jovens talentos do Judô, buscando formar atletas de alto nível internacional, e principalmente futuros medalhistas olímpicos para o Brasil.
A Nossa Caixa, patrocinador oficial do projeto “Nosso Esporte”, conta com um completo pacote de benefícios que ajudam a fortalecer sua marca e seus negócios com a comunidade judoísta de São Paulo e do Brasil, que tem uma força extraordinária, conforme foi visto anteriormente. Entre os benefícios para a empresa, pode-se citar:
- Ativação do local treinamento dos atletas com a marca da Nossa Caixa;
- Colocação da marca em todos os kimonos e uniformes dos atletas participantes do projeto;
- Ativação em todo o material impresso da FPJ;
- Ativação do site da FPJ;
- Ativação no veículo da FPJ;
- Ativação dos campeonatos e cursos oficiais.
Uma parceria deste nível, já começa a apresentar excelentes resultados, não só para a Nossa Caixa, como também para o Judô. Os atletas participantes do projeto estão conquistando todos os títulos em suas categorias, além de títulos expressivos em categorias acima de sua faixa etária. Aline Puglia, Fernando Stenio Bastone, Breno Bufolin Alves e Diogo Coutinho são nomes que já estão se destacando na classe sênior, participando de seletivas e obtendo medalhas em campeonatos pan-americanos, sul-americanos e brasileiros. E muitos outros talentos, formados nesse arrojado projeto, vão brilhar no Brasil e no exterior.
O próximo passo desse trabalho vitorioso e que é o grande desafio da Federação Paulista de Judô para os próximos anos, é consolidar essa parceria vitoriosa e, expandi-la junto a outras empresas, de forma a tornar o Judô de São Paulo a referência em administração, planejamento e preparação técnica não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário