quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Artigo 22 - Segunda onda de Cartazes de Marketing

Artigo: Segunda Onda de Cartazes de Marketing
Publicado: www.fpj.com.br
Autor: Rodrigo Guimarães Motta – Diretor de Marketing e Faixa Preta 5 DAN
Data: 2007

Esse artigo tem por objetivo recapitular o trabalho de marketing que já foi desenvolvido pela Federação e também fornecer orientações sobre como aproveitar da melhor forma possível os cartazes.

1. Departamento de Marketing da FPJ:

Iniciou suas atividades por iniciativa do presidente Francisco de Carvalho Filho em 2000. Seu primeiro projeto foi desenvolver 10.000 cartazes, que foram entregues para dirigentes e professores de Judô divulgarem o esporte nas regiões em que atuam. O próximo passo foi fortalecer, com o apoio de uma assessoria de imprensa, a presença do Judô na mídia (TV, jornais, internet). Dois eventos foram o foco desse trabalho: os Jogos Olímpicos de 2000 e o Grand Prix de Judô. Em 2003, foi ministrado o I Seminário de Marketing Esportivo da FPJ, com a presença de 50 dirigentes, professores e atletas de todo o Estado de São Paulo. Para reforçar e multiplicar ainda mais os conceitos apresentados, o que oferece a cada membro da comunidade do Judô a oportunidade de divulgar ainda mais o seu trabalho e dessa forma aumentar o número de praticantes no Estado de São Paulo, foram publicados 21 artigos no site da FPJ (http://www.fpj.com.br/).
Esse trabalho foi suportado pela participação em diversos eventos, como as edições da Expofight (feira de artes marciais), além da obtenção de patrocínios e apoios para as principais competições que ocorreram no Estado de São Paulo, como o Torneio Beneméritos e, mais recentemente, o Campeonato Mundial Máster.

2. Cartazes FPJ

Esse é um momento, em função da excelente participação do Judô no Campeonato Mundial, realizado no Brasil, no qual muitas pessoas estão interessadas em praticar ou voltar a praticar o esporte. Temos o dever de informar de uma forma eficiente a essas pessoas onde praticar com um professor sério e gabaritado, registrado na FPJ.
Como o Judô não dispõe de recursos para fazer uma divulgação em TVs ou jornais, a forma mais eficiente de fazer isso é fornecendo uma ferramenta para que cada professor possa divulgar o Judô em sua comunidade. Isso é muito eficiente, afinal os praticantes de nosso esporte naturalmente procuram uma academia de qualidade perto de sua residência ou trabalho, pela facilidade de deslocamento.
Cada professor deve preencher cada cartaz que receber com os dados de sua academia e afixar esses cartazes em lugares de alto fluxo de pessoas e também onde eles demorarão a serem retirados, para aproveitar ao máximo o investimento. Uma padaria na esquina da academia, por exemplo, é uma boa alternativa, desde que seja solicitada a autorização ao proprietário e também sua concordância em deixar o material o maior tempo possível exposto. Ao afixar o cartaz, faça com materiais de boa qualidade, sem estragar a imagem que está contida no mesmo. Não deixe de colocar um cartaz também em sua academia, de forma a que o interessado, ao entrar, identifique imediatamente que está na academia que estava procurando e que o trabalho nessa academia é sério e feito por uma equipe filiada à Federação Paulista de Judô.
Como cada um pode observar (imagem do cartaz encontra-se no corpo do artigo), esse cartaz tem, entre outros elementos, uma frase de impacto, as cores da vitória (o ouro da medalha de primeiro lugar), as cores da FPJ (vermelho e preto), além do símbolo da Federação, da faixa que caracteriza o praticante de uma arte marcial e de um espaço para que cada academia possa fazer uma divulgação do seu trabalho.
Aproveito para destacar o esforço dessa gestão da Federação Paulista de Judô em oferecer ferramentas para que o Judô esteja cada vez mais fortalecido no Estado de São Paulo e a dois judocas pelo apoio na confecção do material: Milton Maximiano Trombini, faixa-preta 3 DAN e Macelo Eiji Fugimoto, faixa-preta 2 DAN, sócios da CNC – Corpo, Nutrição & Cia, loja de suplementos e vitaminas (endereços e telefones podem ser encontrados nos cartazes), que apoiou a confecção do material. Sem dúvida, pessoas e empresa sérias, que acreditam em nosso esporte como ferramenta para formar cidadãos fortes e úteis à sociedade.
Os interessados em vizualizar o cartaz, visitem o Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) da Federação, pois o cartaz está exposto com destaque nesse local. Aqueles que tiverem interesse em receber o material, entrem em contato com Mario Manzatti, no CAT (11 36725649). Quero receber o feedback de todos sobre a qualidade do material e sobre os resultados que cada academia obteve ao utilizar o mesmo. Quaisquer dúvidas, não hesitem em me contactar no email rodrigo-motta@uol.combr.

Forte abraço,

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