sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Artigo 5 - Principais atividades do departamento de marketing da FPJ em 2000-2002 e planos para 2003

Artigo: Principais atividades do departamento de marketing da FPJ em 2000-2002 e planos para 2003
Publicado: http://www.fpj.com.br/
Autor: Rodrigo Guimarães Motta – Diretor de Marketing e Faixa Preta 4 DAN (na época)
Data: 2003

Neste período, o Departamento se estruturou, tendo um analista de marketing efetivo e, em alguns momentos mais importantes, uma assessoria de imprensa contratada. Os 4 principais objetivos foram:
1. Desenvolvimento e Implementação de Plano Anual de Marketing para a FPJ;
2. Desenvolvimento de materiais promocionais (banners e cartazes) para divulgar o judô;
3. Assessoria de imprensa ativa, para divulgar as principais atividades da FPJ, em especial o Grand Prix;
4. Prospecção de patrocínios para os principais eventos organizados pela FPJ.
Com toda a dificuldade de iniciar um trabalho, este período foi marcado por conquistas significativas, obtidas em boa parte pelo apoio do nosso presidente, Francisco de Carvalho Filho e da diretoria da FPJ e pelo esforço de nosso analista de marketing, Luis Uras. Resumindo as principais conquistas, podemos destacar:
1. Trabalho planejado, desenvolvido a partir de um Plano Anual de Marketing, aprovado pela diretoria da FPJ;
1. Confecção de cartazes para as academias divulgarem o judô junto as suas comunidades (2000 e 2001);
2. Confecção de folhetos informativos do judô e banners, distribuídos na Expofight e no Beneméritos (2001 e 2002);
3. Participação da FPJ na Expofight 2001e 2002;
4. Prospecção de recursos, que foram obtidos de forma progressiva, conforme abaixo:
2000 Ano Patrocinadores Valor Obtido2001 Negócio Editora, Nutrimental e Crystal R$3.433,912002 Rockafé, Center Castilho, Top Spin e Yakult R$ 10.450,00
5. Desenvolvimento de campanhade doação de alimentos em parceria com o Centro Comunitário NSA do Carmo da Aclimação durante o Beneméritos.
6. Assessoria de imprensa, que aumentou a exposição da FPJ e do Judô na mídia (rádio, TV e impressa).
Em 2003, o foco da FPJ será o de capacitar os professores e atletas de forma a que eles desenvolvam planos de marketing para suas academias e para suas carreiras, além de orientá-los sobre como empreender uma propsecção de recursos efeciente junto a empresas.
Desta forma, será desenvolvido um curso de "Marketing Esportivo e Prospecção de Recursos" que será ministrado para os filiados da FPJ - a data precisa será comunicada pela FPJ. Os participantes do curso ainda poderão consultar o Departamento de Marketing durante todo o ano para verificar se estão indo na direção correta.
É uma nova estratégia de atuação, que deve se provar ainda mais efetiva do que o trabalho desenvolvido até a data, visto que capacitando seus membros a Federação amplia sua base de atuação e não se depara com dificuldades oriundas da limitação de recursos para investir em marketing, que hoje são corretamente investidos prioritariamente na parte técnica e nos eventos da Federação Paulista de Judô.
Agradeço ao assistente de marketing Luis Uras, pelo seu esforço e dedicação no período em que esteve na FPJ. Abaixo encontram-se os detalhes de todas as atividades desenvolvidas pela Federação:

1. DEPARTAMENTO DE MARKETING FPJ EM 2000
· Criação do cartaz da bicicleta;
· Contratação de estagiário de Marketing;
· Criação de Banco de Dados;
· Prospecção de Patrocínio para o Brasileiro por Faixas
· Assessoria de Imprensa terceirizada com a Headline Comunicação.

2. DEPARTAMENTO DE MARKETING FPJ EM 2001

· Definição do Plano de Marketing 2001;
· Assessoria de Imprensa focada no Grand Prix Paulista de Judô 2001;
· Análise e escolha de uma agência de Comunicação terceirizada;
· Contrato com a clipadora Clipping Service;
· Seleção das notícias e atualização do Quadro de Notícias do CAT;
· Atendimento aos e-mails;
· Participação na EXPOFIGHT 2001 com stand e demonstrações de Judô;
· Apoio da Nutrimental com caixas de barras de cereais Nutry (total captado = R$1.954,00)
· Contratação de estagiária de Marketing;
· Trabalho de Assessoria de Imprensa interna ;
· Elaboração de Projeto de Prospecção de recursos para o Ginásio de
· Judô da Federação Paulista de Judô, benchmark.
· Geração de conteúdo para o site www.fpj.com.br;
· Visita ao Rio de Janeiro para conhecer o funcionamento da Assessoria de Imprensa e Marketing da Federação de Judô do estado do RJ;
· Prospecção de Apoio para o 33º Torneio Beneméritos do Judô no Brasil Empresas apoiadoras: Nutrimental e Crystal.;(total captado = R$282,91);.
· Consultoria em toda a comunicação visual na divulgação do Beneméritos;
· Parceria com Negócio Editora, doando 30 unidades do livro "Estratégias de Judô" em troca de um mailing de judocas empresários (total captado = R$1.197,00).

TOTAL DE RECURSOS CAPTADOS EM 2001 = R$3.433,91

3. DEPARTAMENTO DE MARKETING FPJ EM 2002

Definição do Plano de Marketing 2002;
Assessoria de Imprensa focada no Grand Prix Paulista de Judô 2002;
Análise e escolha de uma agência de Comunicação terceirizada;
Trabalho com a clipadora Clipping Service;
Seleção das notícias e atualização do Quadro de Notícias do CAT;
Produção dos boletins informativos com as atividades da FPJ (Vai Acontecer);
Atendimento aos e-mails;
Participação na EXPOFIGHT 2002 com demonstrações de Judô;
Contato com empresa de marketing esportivo (Mattar & Associados);
Assessoria de Imprensa nos meses de julho, agosto e setembro com a INK Comunicação (ver relatório em anexo);
Prospecção de recursos para o Ginásio de Judô da Federação Paulista de Judô. Empresas prospectadas: Tops, Gulliver, Bauducco, Mattar & Associados, INAL e Rockafé;
Continuidade da Assessoria de Imprensa interna (principais: campeonato ;paulista, treinamento para o Mundial por equipes, visita do presidente do Instituto Kodokan e Beneméritos;
Geração de conteúdo para o site www.fpj.com.br;
Levantamento de todos os custos dos principais campeonatos da FPJ;
Visita ao Rio de Janeiro para conhecer o funcionamento do Depto de Marketing da Federação de Judô do estado do RJ;
Prospecção de Patrocínios para o 34º Torneio Beneméritos do Judô no Brasil (total captado = R$10.450,00). Empresas patrocinadoras: Rockafé, Center Castilho, Top Spin & Big Ball. Empresa apoiadora: Yakult.;
Consultoria em toda a comunicação visual na divulgação dp Beneméritos;
Campanha de doação de alimentos em parceria com o Centro Comunitário NSA do Carmo da Aclimação durante o Beneméritos;
Concurso com premiação (agenda eletrônica da CASIO e livros Estratégias de Judô) entre as equipes doadoras de alimentos no Beneméritos.
Encerramento do Depto de Marketing em 2003.

TOTAL DE RECURSOS CAPTADOS EM 2002 = R$ 10.450,00

TOTAL DE RECURSOS CAPTADOS COM O DEPARTAMENTO DE MARKETING = R$ 13.883,91

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